segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A clareza da comunicação traz resultados!

Ola! Tudo bem? Nesta semana proponho a seguinte reflexão:
Será que temos clareza no processo de comunicação? Vocês já observaram o fato de que tudo o que entendemos nos interessa mais do que as coisas e assuntos que não entendemos? Pensando desta maneira faz sentido pensar que quanto mais claros forem os objetivos individuais e coletivos em nossa empresa melhor serão os resultados, não faz sentido?

Muitas vezes, nem queremos nos aprofundar em determinados assuntos, pois, por não entendê-los, não nos desperta o mínimo interesse e às vezes nos parece muito complexo e buscamos alternativas, porém quando isso acontece com uma pessoa, provavelmente ela está perdendo a oportunidade de analisar e interpretar novas maneiras de percepção das coisas, isso significa falta de crescimento profissional em termos de visão global para tomadas de decisão, desta maneira podemos visualizar o impacto negativo que a falta de comunicação clara pode gerar dentro de uma equipe de trabalho, imagine o desperdício de energia.

Analisando a posição individual de cada componente de uma organização, esta falta de clareza com certeza irá atrapalhar o atendimento dos objetivos de crescimento pessoal e profissional, bem como poderá gerar dentro do ambiente de trabalho um clima ruim, com possíveis atritos e conflitos, por pura falta de entendimento e clareza dos objetivos de cada um.

Outro aspecto fundamental para o bom ambiente de trabalho é o entendimento coletivo da importância que cada membro da equipe de trabalho tem ao outro dentro do contexto organização.

Assim devemos estar atentos as seguintes perguntas:

Nas equipes de trabalho todos tem clareza sobre o que devem realizar em suas atividades?
Todos sabem da importância de seu trabalho e do valor que cada um tem dentro da área que atua e consequentemente dentro da organização?
Devemos ter muito cuidado, pois esta falta de clareza pode gerar medo e desconfiança entre os funcionários e entre funcionário e chefe e gerar uma competição entre as áreas da organização.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que você tem dito para si mesmo?

Ola! Tudo bem? Nesta semana proponho a seguinte reflexão:

Será que acreditamos em nossa capacidade ou muitas vezes apenas dizemos que acreditamos, ou até queremos acreditar? O que verdadeiramente pensamos a respeito de nós mesmos, de nossa empresa de nosso produto? Acreditar em nós mesmos em nossa empresa e em nosso produto faz toda a diferença, é muito comum numa equipe de vendas, por exemplo: encontramos profissionais que vedem mais e menos, invariavelmente se perguntarmos ao que vende mais qual é o seu segredo, ouviremos coisas do tipo: “acredito no meu produto”, “tenho fé no meu taco”. Por outro lado se questionarmos os motivos do mau desempenho do vendedor que menos vende, provavelmente ouviremos um rio de lamentações e coisas do tipo: “não tenho sorte”, “vender é difícil, não sei como esse pessoal consegue”.

Esta situação nos transmite com clareza que ao convencer-se que é difícil o vendedor que fatura menos criou um obstáculo para si mesmo e assim o seu dia a dia só irá confirmar sua tese de que vender é difícil, por outro lado o bem sucedido criou um desafio constante sobre os aspectos de quebrar barreiras e vencer estes obstáculos focando no constante processo do aprender, crescer, e mudar desta maneira este profissional busca nos problemas aprendizado para o crescimento enquanto o outro utiliza os problemas para justificar sua crença de que vender é difícil.

Neste ponto é muito importante entendermos que nossa autoconfiança seja em qualquer área não apenas em vendas funciona desta maneira, no entanto outro aspecto importante que sugiro a reflexão é o fato de que todos nós somos constantemente vendedores de nossa imagem profissional, ou seja, todos nós representamos a nossa empresa pessoal, a nossa “VOCÊ S.A.”

O que você tem dito para si mesmo? Lembre-se na busca pelo autoconhecimento, nós nos tornamos descobridores de nós mesmos.

Assim cuidado com o que você anda dizendo para si mesmo, é comum falarmos coisas que nos limitam, que nos impedem de alcançar o que mais desejamos. O que você anda dizendo ultimamente? Busque sempre refletir a respeito de sua crença em si mesmo ela reflete sua vontade e sua vontade é que lhe permitirá obter êxito em sua realização profissional e pessoal.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Teoria & Atitude

Nesta semana sugiro a seguinte reflexão:

Por mais incrível que possa parecer, dentro das organizações hoje em dia existem supervisores, gerentes e até diretores que tem medo de perder sua posição, chefes que quando tem um funcionário que o questiona e sempre apresenta alternativas de soluções aos problemas, ao invés de valorizá-lo se sentem ameaçados por eles e alguns chegam ao absurdo de demiti-los.

Esta reflexão tem o objetivo de alertar o sério e grave erro que esta postura provoca na organização, pois isso mostra insegurança e despreparo da liderança, um líder deve entender que seu trabalho é servir, e servir é fazer com que seus subordinados cresçam, porém esse despreparo e essa insegurança deixam este “líder” com medo de perder sua posição e assim ele elimina qualquer ameaça. Na verdade dentro deste contexto a grande ameaça a organização é este próprio líder.

Lideres de sucesso procuram ser eficazes! Eles não temem os pontos fortes de outras pessoas. Andrew Carnegie desejava que fosse gravado na lápide de seu túmulo: “aqui jaz um homem que sabia como colocar a seu serviço homens mais capazes do que ele próprio.”

É importante salientar que a maioria dos líderes que tem esta postura insegura e tem medo de perder o controle e ser substituído não admite, no entanto esta postura está diretamente ligada à falta de autoconfiança e ao medo de perder a posição, assim é importante lembrar que:

“Muitos na teoria são maravilhosos, porém o que influencia as pessoas não é o quanto estudamos e sabemos e sim a qualidade de nossas atitudes, ou seja, o que fazemos! Você age conforme a teoria sugere para um bom Líder?”

Concluindo esta reflexão, não gostaria de passar a idéia que este texto é um recado direto aos chefes, não nos esqueçamos que dentro de nossa “VOCÊ S.A.” todos lideramos, todos temos nossa imagem, somos responsáveis por nossas atitudes e pela influência que elas irão causar no meio em que vivemos. Estas atitudes é que vão contribuir ou não, para um melhor ambiente de trabalho dentro da organização, bem como para o nosso próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br