segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que eu vejo no espelho da vida?

Nesta semana onde estamos vivenciando o início de 2010, sugiro uma reflexão profunda utilizando a citação abaixo, sobre o quanto nós nos conhecemos, e qual a nossa capacidade de encararmos nossas limitações sem que isso abale a confiança em nós mesmos.

“ A vida é um espelho. Reconhecer-se nele é o primeiro objetivo em que se empenha cada um de nós.” (Nietzsche)

Quantas vezes já paramos para pensar e analisar que imagem que reconhecemos em nosso espelho? Este pensamento nos remete a reflexão sobre a nossa dificuldade de acreditar em si, pois sabemos que o homem é limitado pela sua capacidade de acreditar em si.

Como nós nos reconhecemos neste espelho? Será que a falta de auto-estima presente em muitas pessoas não está na incapacidade de enxergar-se de maneira adequada neste espelho? Como reagimos ao enxergarmos nossas limitações? Elas nos trazem uma sensação de desânimo e com isso nos desencorajamos? Ou reconhecê-las nos faz fugir da realidade e fingir que elas não existem com medo das mudanças, ou até por arrogância de nos acharmos bons demais para termos defeitos e com isso preferimos culpar os outros por esta análise e não assumimos o que deve ser melhorado?

Vocês já repararam como os acontecimentos são interpretados de maneiras distintas dependendo da predisposição de cada um em recebê-los. Por isso que dizemos que o importa não é o que acontece e sim como reagimos aos acontecimentos. A frase a seguir do grande Machado de Assis nos ajuda a refletir a respeito.

“Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” (Machado de Assis)

Na vida existem dois tipos de pessoas: Os que passam a vida toda reclamando e culpando os outros pelo seu fracasso; Os que ao invés de reclamar, utilizam os problemas como oportunidades de buscar o seu desenvolvimento profissional e pessoal. O que você busca em sua vida, achar problemas na beleza dos desafios, ou desafiar os problemas na busca do aprender, crescer e mudar? Pense nisso.

Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: