terça-feira, 28 de junho de 2011

A Importância da Paz Interior.


Nesta semana, sugiro uma reflexão sobre o nosso equilíbrio emocional, ou seja, nossa paz interior, nossa capacidade de aceitar e de administrar as ocorrências do nosso cotidiano, como grandes etapas de crescimento e não como problemas ou punições.
 
“Conta à lenda que um velho sábio, tido como um mestre da paciência era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiá-lo. O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu no sábio e gritou-lhe todos os tipos de insultos durante horas. No final da tarde, já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se. Os alunos indignados queriam saber como o mestre suportou tantos insultos. O mestre perguntou: - Se alguém vem até você com um presente e você não o aceita de quem é o presente? - De quem trouxe – respondeu um dos discípulos. - Exatamente. O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando eles não são aceitos, continuam pertencendo a quem os trazia consigo.”
 
Esta lenda nos faz refletir a respeito da nossa paz interior, às vezes as pessoas reclamam que não tem paz, porém elas são pessoas que destroem a paz em suas atitudes, com intrigas e fofocas. Sua paz interior depende exclusivamente de você.
As pessoas só podem lhe tirar a calma apenas se você permitir, assim devemos refletir que dentro das relações de trabalho muitas vezes enfrentamos situações de muito stres e muita tensão, e inevitavelmente os nervos ficam a flor da pele, fazendo com que as pessoas percam o controle e isto gera grandes atritos e conflitos nas organizações.
Para evitar estes conflitos devemos sempre em situações como estas deixar para depois a discussão sobre o assunto, pois com as pessoas com a “cabeça quente” a única tendência é que a discussão parta para um embate pessoal e emocional, assim o melhor a se fazer é voltar a se falarem em outro momento, muitos que estão lendo podem estar se perguntando se isso não é fugir dos problemas, porém quero lhe dizer que muito pelo contrario, pois nesta situação de “nervos a flor da pele”, uma discussão só irá piorar as coisas, pois este é um momento de rota de colisão.
Em momentos assim, a paciência e a calma são fundamentais para minimizar os efeitos das acusações, neste ponto quero ressaltar que um dos elementos do caráter do líder servidor é o perdão, ou seja, a capacidade de “não manter ressentimento quando for injustiçado”.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

 
                                                                             
                         Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca. 

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