terça-feira, 5 de julho de 2011

Verdadeiramente SER!


Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre nossa postura perante nossa equipe de trabalho, nossa família e nossa sociedade. Será que nos permitimos participar? Será que muitas vezes nós nos afastamos e temos medo de nos expor e com isso não compartilhamos e contribuímos com o que temos de melhor?
Para esta reflexão sugiro:
 
Parábola do Potes (Autor Desconhecido)
 
Dois grandes e belos potes, num canto do quintal, falavam entre si:
- Ah, que tédio! Que vida! Viver aqui, exposto a tudo – sol, vento chuva, calor... Por mais que me proteja, como sobreviverei? Aqui, estou perfeitamente tampado, lacrado, para me proteger, e ainda assim me sinto ameaçado, vazio. Não vejo graça em estar aqui. Tranquilamente retrucava o outro pote:
- Veja, eu me encontro aqui, aberto, nada me protege a boca, ou melhor, o meu interior. Cai a chuva, eu a recebo. Vem o vento, eu o sinto bem dentro de mim. Vem o sol e me leva as gotinhas que retornam para o céu. E nem por isso me sinto ameaçado...
- Ora, grande vantagem! Seu interior não guarda mais a cor original como o meu, sua cor é cada vez mais diferente. Você não é mais o mesmo...
- Sim, e isso me alegra! O meu interior transforma-se a cada dia, à medida que novas coisas me penetram. Posso sentir cada criatura que me visita e cada uma delas deixa algo de si para mim, assim como deixo para elas, pouco a pouco, a minha cor.
- É, mas você não tem mais paz, a todo instante você é solicitado, carregam você todo dia para levar água, ao passo que eu permaneço no meu lugar. Ninguém me incomoda; quando se aproximam, ja sei que é você que eles querem.
- Sim, se me solicitam é porque tenho algo a dar, e o que eu dou não é diferente do que você pode dar.
- Não sei... Se continuar assim, brevemente você será um pote quebrado, gasto, e então, de que adiantará tudo isso?
- Creio que se me desgasto a cada dia é para ser possível levar vida a outros seres. Vejo que o mais importante não é ser um pote intacto tal como fui feito, mas um pote de valor como estou me tornando. Se vou durar pouco tempo, isso não importa; se o pouco que eu viver tiver sentido, trouxer-me alegrias e fizer-me sentir cada vez mais o que é ser pote, isso me basta...
Ja era tarde, quando os dois cansaram de falar. O pote aberto, sentindo-se cansado, logo adormeceu, o que não foi possível para o outro pote; ele não conseguia dormir e vinha a sua mente: (...) Transformar o interior... Paz... Deixar-se encher... Deixar algo de si... Ser pote... Desintalar-se... Ser feliz... Ser útil... Levar alegria!
Na manhã seguinte, enquanto um pote acordava, o outro dormia, porque fora grande seu esforço para tirar a tampa que o acompanhara por tanto tempo.
Será que em várias situações não agimos como o pote tampado para se sentir protegido? Retire sua Tampa.
 
“Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, oa amores que você ama. Tudo será determinante para a colheita futura”
(Padre Fábio de Mello)
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca. 

Nenhum comentário: