terça-feira, 26 de julho de 2011

Foco na contribuição


Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre a contribuição, pois ela pode ter vários significados, ao analisarmos as organizações verificamos que elas requerem desempenho em três áreas principais:
 
*      Elas necessitam de resultados diretos, ou seja, os objetivos do sistema, a razão da empresa existir, a Missão da empresa;
*      Elas necessitam da construção de valores e sua confirmação, os valores de uma organização são confirmados nas atitudes da direção, assim estes valores devem ser confirmados nas ações cotidianas da organização;
*      Outra área de desenvolvimento fundamental nas organizações são as pessoas, com a construção e desenvolvimento das pessoas para o futuro.
 
O foco na contribuição com certeza é a chave para a eficácia, pois neste caso o foco sai do nosso próprio departamento, da nossa própria área, do nosso próprio eu, para o todo, para o contexto global e principalmente para a importância do meu trabalho para este todo e deste todo para o meu trabalho.
 
Assim a pergunta que devemos nos fazer a cada dia é:
 
Que tipo de contribuição posso oferecer que afetará significativamente o desempenho e os resultados da empresa para qual eu trabalho?
 
Sempre devemos nos lembrar que somos uma empresa individual, ou seja, somos a nossa VOCÊ S.A. Desta maneira é fundamental entendermos que a soma das partes e a união das áreas são os instrumentos que fazem de uma organuzação vencedora uma verdadeira campeã, assim a sinergia das idéais é fundamental para as diretrizes, e o foco na contribução é o pensamento de unidade que faz com que cada um se doe pelo outro como uma equipe que se doa para a obtenção dos resultados de todos. Ser equipe não significa necessariamente ser uma grupo de amigos e sim ter pessoas que tem a capacidade de se darem as outras pessoas o que elas precisam.
 
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca. 

Nenhum comentário: