segunda-feira, 18 de julho de 2011

Responsabilidade no Relacionamento


Nesta semana sugiro a seguinte reflexão:
Porque algumas empresas investem tanto em tecnologia em aprimoramento técnico e se esquecem do atendimento? Ou seja, dos clientes, mais especificamente das pessoas, pois o atendimento externo é reflexo do ambiente interno.
Esta questão esta basicamente centrada no relacionamento entre as pessoas e ambiente de trabalho gerado dentro de cada setor da organização e mais propriamente de toda organização como um organismo único.
Muitas vezes a própria competição dentro dos departamentos sem a visão sistêmica de que a empresa é um todo e não compartimentada em segmentos que disputam entre si.
Esta responsabilidade do relacionamento nasce na consciência dos líderes, assim como líder devemos estar atentos, pois Gerenciar a si mesmo exige assumir a responsabilidade no relacionamento, e lembrar do exemplo, uma atitude fala mais que mil palavras.
 
“Estar no poder é como ser uma dama.
Se tiver que lembrar às pessoas que você é você não é”.
 (Margaret Thatcher)
 
Esta citação nos faz pensar que quando temos que lembrar aos outros, o que nós somos, significa que verdadeiramente não somos o que pensamos ser, ou seja, não estamos refletindo com nossas ações e postura a imagem que gostaríamos de ter.
É horrível  quando ouvimos a famosa frase:
 
“VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?”
 
Provavelmente a pessoa que utiliza destes recursos nem sabe verdadeiramente quem ela é, pois não tem capacidade de exercer a influência e a autoridade e assim recorre a prática do exercício do poder. Mais uma vez lembramos este infelizmente é o modelo do manda quem pode obedece quem tem juízo.
Assim como sugestão para melhorarmos o relacionamento e o ambiente nas organizações, salientamos os seguintes aspectos:
 
1) Devemos aceitar o fato de que as outras pessoas também são indivíduos. Assim elas também têm suas forças, suas maneiras de fazer as coisas e seus valores;
 
2) Respeitar as diferenças e fazer nas diferença a força do conjunto (Trabalho em equipe);
 
3) Quais são as minhas necessidades de melhoria?
 
4) Como o desenvolvimento do meu trabalho pode ajudar no desenvolvimento da organização e das pessoas?
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
 
 
Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: