quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ninguém relevante vai roubar sua ideia, eles tem mais oq fazer. Mostre-a para todos e colha feedbacks

Dica mandada por Jun Loayza. Jun é o Fundador da Future Delivery, lugar em que ele está criando o Viralogy, rankeador de blogs.

Compartilhe sua ideia com todo mundo! Não tenha medo de alguém roubá-la e não tenha medo de falaram mal dela. Incentive as pessoas a destruir a sua ideia, por que você só a tornará mais forte quando descobrir como resolver os buracos que as pessoas apontaram.

A chance de roubarem a sua ideia é muito pequena. Eles teriam primeiro que se convencer de que a ideia é boa, fazer a pesquisa, conseguir capital, juntar um time e então executar a ideia. Sim, é possível, mas a oportunidade de encontrar pessoas que irão te ajudar ultrapassa o risco de ter a ideia roubada.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Confiança e Caráter

Nesta semana sugiro uma reflexão a respeito da confiança que se desenvolve entre as pessoas e do caráter, ou da falta dele nestes relacionamentos, assim ficam as perguntas:

Devemos confiar em todas as pessoas? Se não por que isto acontece? Ao analisarmos esta situação, verificamos que existem pessoas que confiam muito nas outras pessoas e são espontâneas até demais, ao mesmo tempo existem as pessoas que aproveitam desta espontaneidade e expõe sua falta de caráter.

É fundamental que entendamos que esta falta de caráter existe porque muitas pessoas ainda acreditam que a melhor forma de atingir o sucesso é atrapalhando o caminho do colega de trabalho, com isso neste caso o ambiente de trabalho fica cheio de máscaras, como elas não nos permitem enxergar a verdadeira intenção das pessoas perde-se a confiança entre os membros da equipe.

A ética profissional não pode ser medida através apenas do formalismo e das palavras, ela está nas atitudes cotidianas, no respeito mútuo entre as pessoas no trabalho, desta maneira fica evidente a necessidade de vislumbrar sempre a teoria do ganha & ganha, ou seja, como todos podem ganhar e crescer juntos, como posso te ajudar para que o todo se desenvolva? Quando o brilho do outro passa a incomodar em um ambiente de trabalho esta postura torna impossível que a teoria do ganha & ganha exista, assim ela é substituída pela postura da teoria do perde & ganha, ou seja, para um a ganhar outro tem que perder, gerando um ambiente onde as pessoas querem sempre ocupar o lugar umas das outras.

Terminando esta reflexão é fundamental que entendamos que os valores que regem uma empresa não admitem este tipo de postura e com certeza os nossos valores também não deveriam estar alinhados com estes pensamentos. Devemos buscar que nossas atitudes respeitem os valores que respeitam as pessoas, ou seja, fazer ao outro o que eu gostaria que fizessem para mim. Com esta postura não existiriam as máscaras, ou melhor, as pessoas não precisariam delas, trabalhar em prol de todos é algo que as pessoas querem mostrar e não esconder.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Você está preparado para o Sucesso (“Fama”)?

Nesta semana, sugiro uma reflexão profunda sobre os perigos do sucesso, da fama, ou seja, será que estamos preparados para a responsabilidade de conduzir outras pessoas através de nosso exemplo e liderança? As pessoas quando buscam o sucesso, buscam a autoridade e o respeito das pessoas ou buscam o poder e o direito de decidir e impor suas vontades?

Em meus treinamentos sempre procuro mostrar as pessoas que a liderança não é um cargo, não assumimos o cargo da liderança, pura e simplesmente temos a postura de líderes e por este motivo devemos e somos escolhidos para o nobre papel de conduzir as pessoas. Por isso não espere ser líder para agir como tal, alias a esta postura de liderança é quem vai determinar a qualidade dos nossos relacionamentos, os quais cada um de nós desenvolve em nossa vida, assim todos nós buscamos esta habilidade de lidar com as situações de conflitos que nos deparamos todos os dias em nossa vida, pois o sucesso nada mais é que o equilíbrio entre nossa vida: familiar, profissional, financeira, social e espiritual.

Tenho certeza que vocês já ouviram esta expressão: “Quer conhecer uma pessoa? De poder a ela.”

Esta expressão surge por que vivemos este conflito de interpretação sobre o sucesso na carreira profissional. O problema como já acima citado é a confusão que as pessoas fazem quando buscam o sucesso, ou seja, existem pessoas que quando buscam o sucesso, buscam a autoridade e o respeito das pessoas.

Neste caso existe maturidade de liderança e se entende o valor da autoridade, do respeito pelas pessoas e a importância e o verdadeiro valor das pessoas, pois o líder que utiliza a autoridade não transforma as pessoas que comanda em meras peças de um jogo de interesses pessoais, os quais são movidos pela vaidade que embriaga as pessoas que se envolvem no “Poder”, ou seja, nesta visão de poder e não de autoridade.

Assim infelizmente constatamos que existe esta confusão e muitos ao invés de buscar autoridade e respeito, confundem e buscam sucesso no poder, ou seja, no direito de decidir e impor suas vontades mesmo contra o desejo e a vontade da maioria, o famoso, manda quem pode obedece quem tem juízo.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Valores: respeite-se a si próprio e aos outros.

Nesta semana sugiro uma reflexão profunda sobre a maneira que nos relacionamos nas organizações, toda organização tem sua Missão, sua Visão e seus Valores. A pergunta que fica é: Quais são os nossos valores? Nós os conhecemos e respeitamos? Acreditamos neles? Nós respeitamos os valores do outros?

Dicas para esta reflexão:

Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas, pois cada um tem seus valores, ao nos compararmos, comentemos o erro de compararmos o pior nosso com o melhor da outra pessoa, não faça isso.

Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a sermos valentes. A vida é um risco, assim devemos buscar a capacidade de se equilibrar, pois a falta de equilíbrio provoca a queda.

Não corra tanto pela vida, a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai. Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente, por outro lado, não tenha medo de ensinar, ter a capacidade de repartir este tesouro do conhecimento é um valor intrínseco dos grandes líderes.

Utilize de maneira sábia o seu tempo e suas palavras, pois eles são coisas que jamais poderemos recuperar. A vida não é uma corrida, mas uma viagem que deve ser desfrutada passo a passo, seja organizado, tenha capacidade de planejar e busque viver no ritmo da velocidade do mundo moderno, para não viver constantemente tendo que correr atrás.

Lembre-se: o ontem é história, não adianta remoer o passado, o amanhã é mistério, pois ainda não aconteceu, é verdade que podemos prever e planejar, no entanto é no hoje em que temos o poder de mudar as coisas, assim o hoje é uma dádiva. Por isso que se chama “presente”

Pense Nisso! Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novo Vídeo - O Fantástico Marketing Pessoal

Convido a todos para assistirem este vídeo, com dicas fundamentais de como devemos construir nosso Marketing Pessoal e as explicações do porque ele é fundamental nos dias de hoje nas organizações, com a especialista: Max Genringer - IMPERDÍVEL

Prof. José Fernando Fonseca

www.josefernandofonseca.com.br

terça-feira, 6 de abril de 2010

O Verdadeiro Tesouro

Nesta semana sugiro uma reflexão profunda sobre a nossa capacidade de percepção.

Será que conseguimos perceber verdadeiramente nossas maravilhas e assim potencializamos a utilização delas?

Ou apenas nos apegamos aos nossos defeitos e reclamações do nosso dia a dia, potencializando assim o lado ruim das coisas, e muitas vezes não enxergamos nosso verdadeiro valor?

Lembre-se em várias mensagens anteriores eu enfatizei as palavras de Peter Drucker, o qual afirma que o bom gerente é aquele que consegue fazer cada funcionário acreditar em si mesmo.

Certo dia, o dono de um pequeno comércio abordou na rua seu amigo, o poeta Olavo Bilac:
- Sr Bilac, estou precisando vender meu Sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou lápis e papel e escreveu:
“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e plácidas águas de um lindo ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes na varanda.”
Alguns meses depois, o poeta encontrou-se com o comerciante e perguntou se ele já havia vendido o sítio.
- Nem pensei mais nisso – disse o homem. – Depois que li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Às vezes não percebemos as coisas boas que temos conosco e buscamos longe de nós miragens e falsos tesouros.

Devemos valorizar o que temos: nosso emprego, (lembre-se é no trabalho que você se realiza, pois viver é trabalhar), os amigos, o conhecimento que adquirimos (o conhecimento é o um valor que ninguém consegue lhe roubar), nossa família e nossa saúde. Estes sim são verdadeiros tesouros e infelizmente, muitas pessoas na correria do dia a dia, acabam se esquecendo de valorizar e agradecer pela sua família e pela sua saúde, e só descobrem o verdadeiro valor quando as perdem.

Pense Nisso! Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br