terça-feira, 21 de junho de 2011

Unidade


Nesta semana proponho uma reflexão a respeito da unidade, às empresas hoje em dia têm como principal objetivo a unidade, ou seja, a interação perfeita entre todas as áreas (ser um todo). Assim devemos salientar que a verdadeira unidade está na capacidade de interagir com as diferenças, pois aceitar o igual é simples, porém aceitar, respeitar e aprender com o diferente, ou seja, com as divergências é a grande busca no ambiente coorporativo.
 
Desta maneira sugiro que iniciemos nossa reflexão pelo aspecto individual, pela unidade de cada um de nós indivíduos, muitas vezes as pessoas não conseguem ter unidade e equilíbrio com sigo próprias, desta maneira como vão obter unidade com as outras pessoas? Com certeza não obterão êxito nesta tarefa.
 
Assim será que temos capacidade de equilibrar nossos quatro pontos para tomada de decisão que são:
 
  • O Sentir;
  • O Pensar;
  • O Querer;
  • O Agir.
 
Será que temos o equilíbrio necessário para receber nossos sentimentos, analisá-los pelo pensamento, termos a percepção do querer, ou seja, da nossa vontade, tomando a ação de acordo com a razão, nos capacitando assim para um processo de tomada de decisão maduro e equilibrado. Nosso ser, a nossa unidade é composta pelo sentir, pelo pensar, pelo querer e pelo agir e o processo de tomada de decisão é composto por esta unidade a qual se relaciona entre si.
 
É fundamental entendermos que o complemento está na diversidade, nos completamos com a diferença e não com a igualdade, o igual apenas serve para que possamos acreditar que só existe aquela maneira de ver as coisas, isso é um perigo no processo de tomada de decisão. A capacidade de realização de um bom trabalho em equipe e sua grande valia de seus resultados está exatamente na objetividade de extrair de vários pontos de vistas e opiniões de diferentes pessoas a sinergia para um consenso que contemple uma visão mais ampla e precisa das situações.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
                                                                        Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: