segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aceite o brilho dos outros


Nesta semana, sugiro uma reflexão profunda sobre os relacionamentos e algumas posturas dentro das organizações, e a grande necessidade das lideranças em focar as pessoas no espírito de equipe e demonstrar que a vitória e o brilho da equipe devem e podem ser compartilhado entre todos, e que o mais importante é à força da equipe.
 
“A estrela Alfa da minha constelação, ou seja, a estrela que mais brilha dentro da minha equipe sou eu, não abro mão disso nunca, pois eu sei a hora de apagar meu brilho para ressaltar o brilho de todos da equipe”.
(Luis Felipe Scolari)
 
Essa citação nos alerta para o fato de que, a maioria das pessoas não esta acostumada a lidar com o sucesso e com o brilho que ele traz, pois muitos pensam apenas na vitória ou na derrota e esquecem que o mais importante é o aprendizado do caminho, por isso o líder é que tem que saber a hora de sair de cena e valorizar as pessoas, pois aceitar o brilho de quem está ao nosso lado nos faz buscar aprender, crescer e mudar sempre, a equipe existe exatamente para isso, para unir forças e para que juntos todos evoluam em suas habilidades.
Dentro deste tema recordo o conto da cobra e do vaga-lume, que diz que uma cobra incessantemente perseguiu um vaga-lume, até que o mesmo não resistindo acabou sendo apanhado, no entanto antes de ser abatido o vaga-lume parou e disse:
 
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Pode – respondeu a cobra.
- Por acaso faço parte de sua cadeia alimentar?
- Não.
- Já te fiz alguma coisa?
- não.
- Então por que você quer tanto me comer?
- Porque não suporto ver você brilhar – foi a resposta da cobra.
 
Este pequeno conto nos mostra que a liderança realmente tem que estar atenta, pois há pessoas que só pensam em destruir o que foi construído com esforço e dedicação, muitos ainda acreditam na teoria do “perde & ganha”, ou seja, pensam que para crescer tem que derrubar alguém, muitos ainda querem fazer da cabeça do companheiro de trabalho o degrau para subir na carreira, e não se dão conta que vivemos a era do trabalho em equipe e da teoria do “ganha & ganha”, na busca de um ambiente de trabalho com harmonia e motivação, onde todos possam buscar desenvolvimento, pessoal e profissional.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
 
 Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.
 www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ponto de Vista


Nesta semana, quero reforçar nossa reflexão sobre a maneira que encaramos nossa vida e as ocorrências do cotidiano, assim sugiro uma profunda reflexão sobre a questão do ponto de vista de cada indivíduo e de cada organização. Por que os problemas em alguns casos destroem pessoas e até organizações enquanto os mesmos problemas, ocorrências para outros são motivo de retomada, redirecionamento e mudança de rumo, e assim ao invés de destruir são verdadeiros propulsores de energia que alavancam o crescimento e a mudança com o posterior e conseqüente sucesso.
 
Será que estamos preparados para encarar as situações como oportunidades de crescimento? Ou a fraca auto-estima já nos faz desacreditar de resultados mesmo antes de se pensar em saídas para o tal anunciado “problema”? O que são as oportunidades em nossas vidas se não as portas que nos são oferecidas em nossa trajetória, porém alguns não vão até a porta, por medo, ou comodismo e quando vêem o concorrente na mesma, gritam: “Sai daí fominha era eu quem iria”? É você quem iria? Devemos prestar muita atenção neste detalhe, muitas pessoas sabem tudo sobre o que fazer, porém não desenvolvem o como fazer. O pensamento que proponho abaixo nos remete a uma reflexão a este respeito:
 
“Se você abre uma porta, você pode entrar ou não em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o medo , e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se. Mas, também, tem um preço... São inúmeras as outras portas que você descobre. Às vezes quebra-se a cara, às vezes curtem-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa. Ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa. A cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. E a repetição perante a criação; é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores; é a estagnação da vida ... Para a vida, as portas não são obstáculos, más diferentes passagens...”
 
(Içami Tiba)
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
                                                                   Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.
 
 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Poder do Entusiasmo


Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre a importância se nossa valorização pessoal, ou seja, o quanto nós acreditamos e valorizamos a nós mesmos, o poder do entusiasmo no ambiente de trabalho, bem como os benefícios para cada um individualmente e para toda a equipe de trabalho.
 
As regras e procedimentos são importantes, porém não existe uma solução mágica se não houver comprometimento e vontade de mudança, o entusiasmo a respeito de nosso trabalho é que nos move e faz com que possamos transmitir toda nossa energia e o nosso brilho, assim é fundamental que sejamos entusiasmados por nosso trabalho. Nós somos o que nós fazemos! Pense nisso. Completo esta reflexão com uma citação de Eduardo Coelho em seu livro: O sucesso em Vendas – Nada de teoria, tudo na prática.
 
“As regras não dão, sempre, uma garantia de êxito, mas indicam o caminho de maior probabilidade de concluir a venda... Nenhuma regra é chave de ouro para o sucesso, nem resolve todos os casos, mas se existe uma que é super importante e às vezes nos dá a impressão que vende sozinha, este é, AJA COM ENTUSIASMO”.
 
A palavra entusiasmo significa ter Deus dentro de si, assim como comenta o autor é fundamental no processo de venda, porém não nos esqueçamos que todos nós somos dia a dia vendedores de nossa imagem. Desta maneira destacamos algumas das principais caracteríticas que nos ajudam a focar e manter nosso entusiasmo:
 
*      Autoconhecimento, o medo é o sentimento mais limitante que existe, e, se quisermos nos desenvolver como profissionais e seres humanos, precisamos reconhece-los e supera-los. Parafraseando o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo: “O medo de perder, tira a vontade de vencer”.
*      Adpatabilidade, capacidade em estar apto a realização das tarefas e suprir as exigências do mercado de trabalho, assim se busca profissionais que sabem o que querem e se desenvolvem no constante processo do aprender, crescer e mudar dentro do contexto da necessidade do trabalho em equipe.
*      Resiliência, derivada da Física, ela significa a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos a um grande esforço, voltando ao seu estado original sem qualquer deformação. Esta característica é fundamental pois no mundo atual o profisional tem que se adaptar ao trabalho sobre pressão a cada dia com prazos mais curtos. Neste ponto se destaca a importância da Inteligência Emocional, ou seja, a capacidade de agir com a razão e não com a emoção.
*      Aprendizado Contínuo, essa é a base do desenvolvimento de toda e qualquer organização , a necessidade da melhoria contínua. “Ou estamos verdes e crescendo ou maduros e aprodrecendo” (James Hunter).
*      Boa comunicação, o processo de comunicação mudou! Se eu falei e você nao entendeu, o errado sou eu, pois não importa o que eu falo e sim como as pessoas entendem e interpretam o que eu falei.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Foco nos detalhes!


Nesta semana, que iniciamos o oitavo mês do ano de 2011, sugiro que façamos uma reflexão sobre nossa capacidade de visualizar o todo e muitas vezes a nossa falta de capacidade de valorizar os pequenos detalhes e focar apenas nas evidências mais aparentes. Muitas vezes nos esquecemos que a base da qualidade está presente em todas as ações cotidianas, ou seja, está nos pequenos detalhes.
 
A algum tempo atrás ouvi durante uma palestra do navegador Amyr klink uma reflexão muito interessante a respeito do perigo das pequenas ondas. Klink naquele dia me ensinou algo muito valioso na questão da excelência, pois ele não é um mero aventureiro “maluco”, é verdade que ele já passou meses navegando entre geleiras no polo norte literalmente cravado no gelo, no entanto antes de sua partida a bordo do Parati II, ele tem uma nos demonstrou uma capacidade fantástica em planejar, organizar e estruturar todas as ações do roteiro já prevendo os possíveis problemas à serem enfrentados.
 
Sua reflexão a respeito dos desafios e da gestão da navegação foi a seguinte:
 
“O grande erro na navegação é de se prestar atenção apenas nas grandes ondas, pois o que faz com que o navegador, se desvie de sua rota ou até provoque avarias no barco são as pequenas ondas, pois, elas vão batendo no casco bem devagar e acabam afetando de maneira silenciosa.”
 
Se transportarmos esta reflexão para dentro das organizações, verificamos que muitas vezes são estas pequenas ondas que interferem nos objetivos da empresa, ou seja, nos resultados na organização.
 
As pequenas ondas podem ser:
 
*      O desperdício de tempo pela falta de um planejamento;
*      Falhas na realização das atividades e a necessidade de refazê-las pela falta de um fluxo das atividades a serem realizadas;
*      O desperdício de papel nas impressoras, e etc.
 
Em resumo elas são representadas pela não utilização adequada dos recursos, atrapalhando o processo de otimização da empresa, pois OTIMIZAR é atingir o melhor desempenho com o menor custo. Não nos esqueçamos que este conceito está diretamente ligado a cada um de nós com a gestão de nossa organização individual, a nossa VOCÊ S.A.
 
Nossa qualidade profissional e pessoal está nos pequenos detalhes.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.