segunda-feira, 2 de março de 2009

Crescimento & Mudança

Viver é trabalhar!

A definição de trabalho como algo ruim e torturante paira na cabeça de muitas pessoas, no entanto é no trabalho que nos realizamos, passamos mais tempo no trabalho do que em nossas casas, e consequentemente, mais tempo com as pessoas em nosso trabalho do que com nossa família. Pense os melhores anos de nossa vida, nas melhores horas do dia onde estamos? Assim sem medo de errarmos podemos afirmar que “viver é trabalhar”.

Nesta semana, sugiro uma reflexão mais ampla sobre a importância do ambiente de trabalho em nossas organizações e a nossa postura e comprometimento com este bom ambiente, ou seja, qual a qualidade dos relacionamentos e o clima destas relações em nosso cotidiano, com nossa equipe de trabalho, com os clientes externos e na empresa em geral.

Quero neste ponto salientar que um dos papéis da liderança é o de gerar competência humana e profissional através das relações interpessoais, destacando assim a importância de um ambiente de trabalho, tranqüilo, motivador e desafiador, gerando constantemente, novas perspectivas de crescimento pessoal e profissional para os membros da equipe de trabalho, ou seja, da organização.

Expressões utilizadas em nossa rotina de trabalho, muitas vezes nos levam a um ambiente, de dor e sofrimento, vamos analisar as seguintes expressões:

-Vou à luta, a Guerra e ou a Batalha;
-Ganhar o pão;
- Temos que dar o sangue.

Quais são as mensagens que produzimos com estas expressões, será que nosso dia a dia é uma guerra mesmo, ou nós o transformamos em uma guerra? É este ambiente que queremos para nós e nossa equipe de trabalho?

Faça de seu trabalho uma grande festa, vá ao trabalho como se vai a uma festa.
Dentro deste contexto é relevante, antes de tudo lembrar da postura individual de cada um de nós, nesta relação e ambiente na empresa.

Você gostaria de trabalhar para si mesmo? (Comprar de si mesmo?);
Você esta servindo as pessoas?
Você esta indo de encontro às necessidades das pessoas?
Devermos lembrar que as pessoas necessitam de serem reconhecidas e de serem ouvidas.
“As pessoas necessitam de ser valorizadas. Mais do que pão”. (Madre Tereza)
Qualidade de Vida = Sucesso Profissional;
Ausência de problemas não é sucesso.
O que é Sucesso? Sucesso é a competência de administrar grandes problemas, assim lembre-se:
Passamos as melhores 8 horas do dia durante os melhores 35 anos de nossa vida no trabalho. Nós somos o que fazemos!
“Na busca pelo auto conhecimento, nos tornamos descobridores de nós mesmos.”

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca - visite o site

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