segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Modelo de Gestão

Nesta semana sugiro uma reflexão, sobre o modelo de gestão das organizações, é muito importante entender que vivemos atualmente dentro de uma economia totalmente baseada no conhecimento, ou seja, vivemos a era do conhecimento e a informação é o maior patrimônio de toda organização.

Analisando este contexto verificamos que o verdadeiro maior patrimônio de toda e qualquer organização são as pessoas, a inovação hoje é o único fator de competitividade das empresas, esta capacidade de inovar e o conhecimento vêm das pessoas, de nada adianta o melhor equipamento se não houver pessoas preparadas e competentes para o processo de tomada de decisão nas empresas, um simples exemplo são as gigantescas companhias aéreas com sérios problemas de saúde financeira.

Assim fica claro que: “Pessoas em primeiro lugar” não é apenas um chavão e sim a capacidade de entender que a força da organização de uma estrutura empresarial esta nas pessoas, pois a inovação, o desenvolvimento das idéias e toda a capacidade gerencial nascem das pessoas e das relações interpessoais que tornam o ambiente de trabalho uma extensão da realização pessoal de cada um, ou seja, um lugar prazeroso de estar, pois é no trabalho que nos realizamos, assim é fundamental que os gestores parem de agir, como coordenadores e controladores de atividades, e busquem seu verdadeiro papel que é o de fazer com que cada pessoa acredite mais em si mesma, muitos gerentes não tem tempo de fazer seu trabalho por que passam o dia todo fazendo o trabalho dos outros, centralizando as decisões e tirando a autonomia da equipe, tornando as decisões lentas e as pessoas desmotivadas.

Jamais podemos ter em nossas organizações pessoas que não gostam do que fazem e agem como verdadeiros escravos, pois se quer sabem a importância de seu papel da empresa e a importância da empresa em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O escravo é aquele que entende seu trabalho como uma tortura, é fácil reconhecê-lo é só perguntar para ele o que faria se ganhasse um grande premio em dinheiro, se for o perfil do escravo, vais responder, que não quer nem passar perto da empresa.

A Missão da liderança é mostrar para as pessoas, qual o papel, ou seja, a missão de cada um dentro da empresa, e o quanto a empresa está contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Um grande erro das pessoas é não entenderem a relação de salário, as pessoas recebem pela sua raridade e não pela sua importância, por isso temos que ser diferenciais em nosso trabalho, já percebeu comentário do tipo: “o Shumacher ganha muito dinheiro”, quantos dele existem?

Assim pensamento do tipo de trabalhar mal por que ganha pouco é um grande erro, quanto mais insatisfeito estiver, mais espetacular você deve ser para que alguém te ache.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: