segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Necessidades Humanas

Ola! Tudo bem? Nesta semana proponho a seguinte reflexão:

Será que temos clareza sobre o que são e quais são as necessidades das pessoas?
A grande busca hoje em termos de gestão nas organizações é o incentivo a criatividade a inovação, ou seja, técnicas de desenvolvimento das relações inter pessoais na busca do envolvimento e posterior comprometimento das pessoas com a empresa, contextualizando-as sobre o ambiente de trabalho em que vivem e como este ambiente é fundamental no desenvolvimento humano e profissional de cada um.

Ao analisarmos a Missão das empresas, verificamos que elas falam da necessidade do bom atendimento dos clientes externos com um fornecimento de um produto de alta qualidade, porém para que isto ocorra deve constar nesta Missão, o trabalho de desenvolvimento humano dos clientes internos conforme citado anteriormente.
As perguntas que ficam são: Será que estamos preparados e sabemos as reais necessidades dos nossos clientes internos? Estamos preparados para liderar estas pessoas de maneira a conscientizá-las da real importância de cada uma dentro da organização, ou seja, a real Missão de cada um? Estamos preparados para cumprir as premissas da Missão da empresa, ou seja, estamos prontos e preparados para transformar as promessas da Missão da empresa em efetivas práticas cotidianas?

Assim neste momento peço que cada um responda para si mesmo: Qual é a minha Missão na empresa? Qual é o meu papel?
Lembre-se se você é líder tem obrigação de ter esta resposta, pois como é possível levar alguém as estas respostas se nós mesmos não sabemos.

Desta forma solicito que tenhamos uma atenção especial por conhecer a verdadeira necessidade das pessoas, iniciando nossa reflexão pelo modelo da hierarquia das necessidades humanas, sugerida por MASLOW.

Na base da pirâmide estão às necessidades básicas como: comida, água e moradia, logo acima estão às necessidades de segurança e proteção, no nível acima da pirâmide encontramos as necessidades do pertencimento e do amor, com este desenvolvimento alcançamos à faixa da Auto-estima e assim chegamos ao topo da pirâmide que é a Auto-realização.

Assim fica a sugestão da reflexão do como suprimos estas necessidades das pessoas? Esta reflexão nos levará as respostas das perguntas iniciais deste texto, possibilitando que façamos uma analise da nossa postura perante a equipe.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: