segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Marca Pessoal

Ola! Tudo bem? Neste final de semana tive o privilegio de receber de presente um texto de Peter Montoya e Tim Vandehey a respeito do best-seller internacional escrito por eles: A Marca Chamada Você, onde enfatizam como e qual a importância de criamos uma Marca Pessoal, para nossos negócios e nossas carreiras. Assim após uma leitura sobre este assunto nesta semana proponho uma profunda reflexão sobre este tema.

O publico se importa com seu negócio? O seu chefe sabe que você existe? O mercado de trabalho lhe reconhece? Você, seja pessoa física ou jurídica, oferece algo de diferente às ofertas da concorrência?

Analisando as possíveis respostas para as perguntas acima citadas, percebemos que na realidade o publico não sabe que você (empresa) existe, em termos de pessoa física, muitos funcionários não se dão conta da importância da sua marca pessoal, de seu marketing pessoal, e associado a isso da importância dos relacionamentos gerando empatia e espírito de equipe entre as pessoas.

Qual é o seu diferencial? As analises mostram que oferecemos produtos e serviços muito similares aos dos nossos concorrentes, assim a o desenvolvimento de uma marca pessoal é fundamental para o crescimento e alavancagem de uma empresa.

Este pensamento leva a construção interna de um corpo de funcionários que entendem que a concorrência está entre eles e a concorrência externa, visualizando que a valorização da empresa e do ambiente de trabalho valoriza a todos perante o mercado, desta maneira disputas internas fazem a empresa perder o seu foco, e consequentemente os gerentes perdem a visão sistêmica e passam a se preocuparem com seus objetivos particulares sem observarem as necessidades de todas as áreas.

Ao invés disso este modelo de gestão participativa em busca da marca pessoal, promove a integração entre suas ações de maneira à sempre se alinharem com os objetivos da empresa em sua estratégia empresarial valorizando o processo de comunicação horizontal, bem como a cultura da delegação e geração autonomia de decisões entre os funcionários.

Uma marca pessoal deve ser construída sobre o alicerce de seus valores assim, além da clareza sobre a Missão de cada um, a Visão e os Valores são os diferencias de uma marca pessoal, pois valores pessoais constroem equipes comprometidas, focadas e vencedoras.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: