segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Marca Pessoal

Ola! Tudo bem? Neste final de semana tive o privilegio de receber de presente um texto de Peter Montoya e Tim Vandehey a respeito do best-seller internacional escrito por eles: A Marca Chamada Você, onde enfatizam como e qual a importância de criamos uma Marca Pessoal, para nossos negócios e nossas carreiras. Assim após uma leitura sobre este assunto nesta semana proponho uma profunda reflexão sobre este tema.

O publico se importa com seu negócio? O seu chefe sabe que você existe? O mercado de trabalho lhe reconhece? Você, seja pessoa física ou jurídica, oferece algo de diferente às ofertas da concorrência?

Analisando as possíveis respostas para as perguntas acima citadas, percebemos que na realidade o publico não sabe que você (empresa) existe, em termos de pessoa física, muitos funcionários não se dão conta da importância da sua marca pessoal, de seu marketing pessoal, e associado a isso da importância dos relacionamentos gerando empatia e espírito de equipe entre as pessoas.

Qual é o seu diferencial? As analises mostram que oferecemos produtos e serviços muito similares aos dos nossos concorrentes, assim a o desenvolvimento de uma marca pessoal é fundamental para o crescimento e alavancagem de uma empresa.

Este pensamento leva a construção interna de um corpo de funcionários que entendem que a concorrência está entre eles e a concorrência externa, visualizando que a valorização da empresa e do ambiente de trabalho valoriza a todos perante o mercado, desta maneira disputas internas fazem a empresa perder o seu foco, e consequentemente os gerentes perdem a visão sistêmica e passam a se preocuparem com seus objetivos particulares sem observarem as necessidades de todas as áreas.

Ao invés disso este modelo de gestão participativa em busca da marca pessoal, promove a integração entre suas ações de maneira à sempre se alinharem com os objetivos da empresa em sua estratégia empresarial valorizando o processo de comunicação horizontal, bem como a cultura da delegação e geração autonomia de decisões entre os funcionários.

Uma marca pessoal deve ser construída sobre o alicerce de seus valores assim, além da clareza sobre a Missão de cada um, a Visão e os Valores são os diferencias de uma marca pessoal, pois valores pessoais constroem equipes comprometidas, focadas e vencedoras.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Necessidades Humanas

Ola! Tudo bem? Nesta semana proponho a seguinte reflexão:

Será que temos clareza sobre o que são e quais são as necessidades das pessoas?
A grande busca hoje em termos de gestão nas organizações é o incentivo a criatividade a inovação, ou seja, técnicas de desenvolvimento das relações inter pessoais na busca do envolvimento e posterior comprometimento das pessoas com a empresa, contextualizando-as sobre o ambiente de trabalho em que vivem e como este ambiente é fundamental no desenvolvimento humano e profissional de cada um.

Ao analisarmos a Missão das empresas, verificamos que elas falam da necessidade do bom atendimento dos clientes externos com um fornecimento de um produto de alta qualidade, porém para que isto ocorra deve constar nesta Missão, o trabalho de desenvolvimento humano dos clientes internos conforme citado anteriormente.
As perguntas que ficam são: Será que estamos preparados e sabemos as reais necessidades dos nossos clientes internos? Estamos preparados para liderar estas pessoas de maneira a conscientizá-las da real importância de cada uma dentro da organização, ou seja, a real Missão de cada um? Estamos preparados para cumprir as premissas da Missão da empresa, ou seja, estamos prontos e preparados para transformar as promessas da Missão da empresa em efetivas práticas cotidianas?

Assim neste momento peço que cada um responda para si mesmo: Qual é a minha Missão na empresa? Qual é o meu papel?
Lembre-se se você é líder tem obrigação de ter esta resposta, pois como é possível levar alguém as estas respostas se nós mesmos não sabemos.

Desta forma solicito que tenhamos uma atenção especial por conhecer a verdadeira necessidade das pessoas, iniciando nossa reflexão pelo modelo da hierarquia das necessidades humanas, sugerida por MASLOW.

Na base da pirâmide estão às necessidades básicas como: comida, água e moradia, logo acima estão às necessidades de segurança e proteção, no nível acima da pirâmide encontramos as necessidades do pertencimento e do amor, com este desenvolvimento alcançamos à faixa da Auto-estima e assim chegamos ao topo da pirâmide que é a Auto-realização.

Assim fica a sugestão da reflexão do como suprimos estas necessidades das pessoas? Esta reflexão nos levará as respostas das perguntas iniciais deste texto, possibilitando que façamos uma analise da nossa postura perante a equipe.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Mãe, as Crianças e os Professores.

Ola! Tudo bem? Nesta semana repleta de comemorações onde em nosso País a igreja católica celebra o dia da padroeira do Brasil (Nossa Senhora de Aparecida), ressaltando a figura da mãe, da mãe de Jesus, comemoramos também o dia das crianças, as quais representam à esperança e o futuro e por fim nesta semana é comemorado o dia do professor, o símbolo do conhecimento, do saber e da dedicação, assim sugiro algumas reflexões sobre o que é a sabedoria, como saber ser e ter?

A figura da mãe, aquela que está sempre pronta a ajudar seus filhos, que transcende no amor e é capaz de amar mais seus filhos do que a si mesma, ela nos dá um verdadeiro exemplo do que é servir e viver para o outro, por que será que não temos esta capacidade geral de vivermos em verdadeira comunhão buscando o bem uns dos outros? Sabemos a resposta: a competição, o ciúme e a inveja.

A figura da criança nos oferece a seguinte reflexão:
“As crianças são, por natureza, voltadas para o coletivo, haja vista como fica impaciente uma criança sem companhia para brincar. Enquanto brinca, a criança descobre inúmeras possibilidades, desenvolve seus talentos, suas percepções, sua criatividade, aprende a ganhar e perder, a lucrar e a se frustrar, a tolerar, a comunicar-se, a seguir e respeitar um “líder” (alguma criança do grupo que conduz a brincadeira), a combinar regras e cuidar de cumpri-las, a ser líder algumas vezes e esforçar-se ao máximo para “comandar” satisfatoriamente outras crianças na brincadeira (equipe), e outra gama enorme de habilidades e competências que acabam por ficar adormecidas na memória”.

Conforme enfatizado acima o passar do tempo nos torna egoístas e mais uma vez verificamos que o excesso de competição, inveja e ciúme é que causam o adormecimento destas habilidades.

Nosso último momento de reflexão desta semana é a respeito da sabedoria, a figura do professor nos remete a este pensamento, sábio é aquele que ensina e sempre sabe tudo, ou é aquele que transmite seus conhecimentos na busca de aprender? Sábio é quem tem todas as respostas, ou quem vive em busca das respostas? Sábio é quem ensina a verdade ou quem aprende ensinando na busca das verdades e mistérios do saber?

É grande o desafio do saber ter e saber ser, damos muita importância para a inteligência, porém o inteligente necessariamente pode não ser o sábio, a sabedoria não tem inveja, ciúme e nem vive em competição com os outros na busca por ser o melhor, por outro lado a inteligência, muitas vezes nos traz a percepção de que somos melhores do que os outros e isso não é sabedoria é arrogância. Sábio é aquele que busca sua felicidade na felicidade dos outros, é aquele que constrói seu sorriso no sorriso dos outros e que busca suas vitórias e conquistas nas na realização das conquistas dos outros.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As Três Peneiras

Muitas vezes não nos damos conta do poder fantástico das palavras, elas podem construir e edificar, porém também podem destruir e marcar negativamente o dia e até a vida das pessoas.

Nesta semana, sugiro uma profunda reflexão sobre este tema, o que as fofocas e intrigas podem provocar dentro de nosso ambiente de trabalho? Lembrem-se a busca hoje é pelo trabalho em equipe e por um ambiente de trabalho encorajador e motivador e não nos motivamos com intrigas, fofocas e calúnias.

Verificamos que a competição a cada dia fica mais acirrada, e isso faz com que muitas pessoas se deixem levar pela inveja e ciúmes, já perceberam que tem gente que passa a vida toda insatisfeita, sempre quer o melhor, sempre quer o mais moderno e se esquece que muitas vezes o melhor é aquele nos atende, tem gente que deseja ter algo material só porque alguém também tem. Isso nada mais é que inveja e ciúmes e destrói a própria pessoa que passa pela vida num constante vazio em busca de si mesmo.
Como evitar intrigas e fofocas no trabalho?
Resposta: Utilize a técnica das três peneiras.
1) O que você tem a me dizer é verdade? Tem certeza que é um fato, algo que realmente ocorreu?
2) Você gostaria que falassem de você o que vai me dizer agora?
3) O que você tem a me dizer agregará valor para a empresa e melhorará o ambiente de trabalho?
Se o que você tem para falar não passar pelas três peneiras, isso significa que é algo errado que não deve ser contado, pois provavelmente se trata de uma inverdade. A aplicação deste teste faz com que as pessoas reflitam antes de falar. Não podem existir em uma empresa argumentos do tipo: - me disseram, - me falaram, - ouvi dizer e etc.
Em primeiro lugar devemos analisar que não podemos falar algo que nem se quer vimos acontecer.
Outro aspecto interessante é o de não fazer para o outro o que não gostaríamos que fizessem conosco, e o mais relevante é entender, qual é a nossa missão na empresa se não o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, assim temos que a cada dia nos aperfeiçoarmos na arte de edificar e não criar fofocas e intrigas.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br