segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Não seja escravo de si mesmo!

Ola tudo bem com vocês? Nesta segunda semana do ano sugiro uma reflexão sobre nós mesmos, já perceberam que muitas vezes só fazemos o que queremos do jeito que queremos na hora que queremos e nos tornamos escravos de nós mesmos e até invertemos a prioridade das coisas em função de nosso egoísmo?
Por que será que não percebemos que o verdadeiro foco não é fazer o que eu quero e sim fazer o que for necessário e preciso?
Por que não enxergamos que o correto nem sempre é o que queremos e que o necessário nem sempre é o mais prazeroso?
Muitos procuram atalhos e caminhos mais fáceis em busca do sucesso e não percebem que com esta atitude de fuga dos desafios, se tornam fracos, inseguros, assim não aceitam a opinião dos outros e se tornam escravos de si mesmos, pois tem medo de outras opiniões e desta maneira o que conseguem na verdade é deixar o sucesso cada vez mais distante de si.
Devemos ser livres, vocês concordam que a liberdade nada mais é que a capacidade de desenvolver as nossas atitudes em busca do Ser, ou seja, nossa verdadeira essência, a pessoa livre não é presa as suas convicções de conquista numa busca doentia pelo Ter.
Ao analisarmos a firmação acima, verificamos que esta fuga do Ser em função da necessidade do Ter, muitas vezes é provocada pelo medo e pela insegurança, como citado anteriormente. Muitos buscam estes atalhos, pois se acham incapazes de Ser e acreditam que a busca pelo Ter é o atalho que os levará ao sucesso. No entanto se esquecem que para alcançarmos o sucesso, primeiro devemos Ser para depois podemos Ter e valorizar o que temos, e é desta maneira que não vivermos como escravos em função do Ter, do poder, esquecendo-se do ser.
A verdadeira autoridade esta na capacidade de agregar as pessoas e de ouvir a todos, sem a necessidade de ser sempre o “senhor da verdade”, assim buscando na força das idéias da equipe a evolução e o sucesso, por outro lado a busca pelo Ter apenas é um reflexo da busca pelo Poder, que manda e oprime em função de suas próprias convicções.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: