segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os Perigos da Acomodação !

Nesta semana sugiro uma reflexão sobre os problemas que a acomodação pode trazer para cada um de nós individualmente, para as equipes de trabalho e para todo e qualquer profissional inserido no mercado atual de trabalho.

Ontem dia 08/08 durante uma reflexão sugerida por meu pároco Padre Itamar sobre os perigos da acomodação tanto negativa quanto positiva, resolvi escrever este texto semanal, pois o grande desafio atual das organizações, perante um mundo repleto de mudanças é qualificar e despertar a necessidade desta qualificação constante em todos integrantes de uma organização, ou seja, combater esta acomodação seja por desânimo ou por excesso de confiança.

Partindo desta reflexão percebemos que acomodação é sempre prejudicial, acomodação é um reflexo direto de nossa zona de conforto, desta maneira é importante verificarmos que podemos ficar acomodados por estarmos desanimados, com isso chegamos a desistir sequer de tentar, ou seja, este é um exemplo da acomodação negativa, onde nossa auto-estima está muito baixa e neste caso quando isso ocorre com os funcionários de uma empresa teremos sérios reflexos no comportamento organizacional e na motivação da equipe.

Por outro lado a acomodação positiva normalmente vem com a falta de humildade, ou seja, quando as pessoas que se julgam superiores as demais, têm a impressão que a qualquer momento podem resolver as coisas, isto lhes dá uma falsa segurança perante suas decisões e assim subestimam seus concorrentes, elas perdem a humildade, esta conduta é perigosa quando ocorre com os membros de uma equipe, e pode ser fatal para uma organização quanto ocorre com os gestores. Com esta postura as pessoas passam a se julgar bons demais para defender das opiniões das outras pessoas, assim não entendem a importância em ouvir os outros, e neste caso este excesso de autoconfiança, se transforma em prepotência e arrogância.

Assim concluímos que a acomodação seja negativa quanto positiva, pode provocar sérios problemas no ambiente de trabalho, pois os relacionamentos são à base de um bom ambiente de trabalho o qual nos leva ao aumento da produtividade, da realização pessoal e profissional de cada membro da organização, assim o papel da liderança é evitar que a acomodação aconteça iniciando pelo exemplo de suas atitudes.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

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