segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Degustar cada momento e viver a vida!

Nesta semana sugiro uma reflexão sobre nossa capacidade de conhecer, de perceber, de reconhecer, ou seja, de enxergar a nós mesmos e ao outro nas relações cotidianas, seja no trabalho, na sociedade e até mesmo em nossa família.

Já perceberam que o ano passa e a cada dia mais sentimos que ele passou mais rápido, sabemos que a velocidade do tempo é a mesma sempre, porém o que muda é a correria do cotidiano e o grau de prioridade que damos as coisas, pois na maioria das vezes nós não vivenciamos e experimentamos os momentos, eles apenas passam e acontecem como uma grande rotina.

Destacando o fato de que transformamos nosso dia a dia em uma grande rotina é fundamental entendermos é que a qualidade esta nos pequenos detalhes, assim nossa qualidade de vida também esta em valorizar cada sorriso, cada aperto de mão, cada abraço, cada gesto, ou seja, viver a vida como se deve ser vivida sem correria de fazer sem a esquizofrenia do mundo moderno e sim degustando cada momento como único e especial. Sei que neste momento cada leitor está se perguntado como fazer isso? E também se indagando sobre o quanto isso é difícil, porém com certeza é uma questão de escolha que depende unicamente a cada um de nós.

Será que contemplamos nossa vida, nossa família, nosso trabalho? É triste quando percebemos que nossos filhos cresceram e sequer observamos este crescimento e desenvolvimento, este exemplo nos deixa clara a falta de contemplação e a conseqüente ausência, este momento é quando percebemos que deixamos de lado o estar presente na vida de nosso filho, esta é uma situação clara da falta de equilíbrio e a inversão das prioridades em nossa vida.

Será que temos tempo para nos dedicarmos a conhecer estas relações e aprofundarmos nelas? Ou muitas vezes não somos capazes de contemplar e buscarmos a profundidade e vivemos apenas na superficialidade das aparências?

A importância dos relacionamentos é fundamental para felicidade, quando vivemos na superficialidade e não nos aprofundamos nas relações através da contemplação, não conseguimos entender o outro, muitas vezes este exercício diário da contemplação se inicia em nossa capacidade de ouvir as pessoas, ou seja, de dar atenção e apreciação a elas, mais uma vez culpamos a correria do mundo moderno e a falta de tempo para justificarmos esta ausência. Será que nos falta tempo ou consciência para enxergarmos que os relacionamentos são fundamentais para o sucesso profissional e pessoal?

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: