segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

União & Diversidade

Nesta semana sugiro uma reflexão que pode parecer óbvia e simples, porém em nossa vida cotidiana muitos de nós temos uma grande dificuldade em perceber e aceitar o fato de que a convivência com as diversidades é que nos leva a conquistar a união entre as pessoas, porém a grande dificuldade é abrirmos mão de nossa opinião, ou seja, do nosso ponto de vista e aceitar as pessoas como elas são e assim aprender a conviver e tirar o melhor de cada uma delas.

Quantas vezes em nossas relações diárias decidimos nos afastar de alguém e simplesmente não conviver mais com uma pessoa que age de uma maneira que não é a maneira que gostaríamos que ela agisse? Já perceberam que nos decepcionamos com as pessoas porque nós sempre esperamos algo delas, e gostaríamos que elas agissem como nós agiríamos? Com certeza nesta reflexão devemos observar o fato de que na maioria das vezes que nós nos decepcionamos e não conseguimos conviver com as diferenças, este fato nasce exatamente da nossa falta de capacidade de entender, aceitar as diferenças e respeitar os pontos de vistas das outras pessoas.

O grande desafio está em fortalecer a União com as Diversidades e não deixar que as diversidades separem as pessoas, no entanto isso só ocorrerá se verdadeiramente soubermos respeitar e aceitar as pessoas como elas são. Para isso devemos entender a maneira de ser de cada um, além disso, ter a convicção de que as pessoas não vão agir e pensar da mesma maneira que nós agiríamos.

Com esta análise simples nós entendemos a dificuldade presente em liderar uma equipe de pessoas, pois a maioria das pessoas tem dificuldade em criar a união nas diferenças dentro da própria família. Desta maneira o líder deve desenvolver a incrível habilidade de ouvir e saber entender os porquês, ou seja, o ponto de vista de cada um sem julgar sobre o seu ponto de vista e sim buscando unir nas diferenças os pontos fortes de cada personalidade, ressaltando as forças e não evidenciando as fraquezas, pois o grande problema em não respeitarmos as diferenças, é que sempre visualizamos as fraquezas dos outros de uma maneira que não conseguimos enxergar neles suas forças, além do fato que esquecemos que nós mesmos temos nossas fraquezas e que uma delas é exatamente a falta de compreensão do outro, o que muitas vezes se torna em falta de humildade e arrogância.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: