segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Transparência e Credibilidade

Ola! Tudo bem? Nesta semana proponho a seguinte reflexão:

Será que temos transparência e credibilidade no processo de comunicação? Vocês já observaram o fato de que a credibilidade e segurança na realização de uma tarefa estão diretamente ligadas com a maneira como entendemos o que deve ser feito? Por que deve ser feito? E como conseguimos mostrar às pessoas as vantagens tanto pessoais quanto coletivas da aplicação daquele procedimento? No entanto esta confiança vem exatamente do exemplo, do modelo a ser seguido.

Algumas vezes, nem queremos nos aprofundar em determinados assuntos, pois, por não entendê-los, não nos desperta o mínimo interesse, às vezes nos parece muito complexo e buscamos alternativas.

Outro aspecto é o da desconfiança a respeito, pois muitas vezes a falta de credibilidade é gerada pelo ambiente da organização, criando este clima de desconfiança.

Nas equipes de trabalho todos tem clareza sobre o que devem realizar em suas atividades e conhecem os princípios éticos do que estão fazendo? As condutas do dia a dia são sempre éticas e as pessoas são sempre valorizadas? É importante entender que muitas vezes se pregam valores como honestidade e conduta profissional, no entanto muitas vezes pede-se ao funcionário que adultere determinado resultado ou determinado documento. Isso gera credibilidade a respeito dos valores pregados?

Nossa conduta diária é pautada na honestidade ou a Lei de Gerson (essa famosa do levar vantagem em tudo)? Ela interfere em nossas atitudes?

Neste momento sugiro uma reflexão sobre o adultério das informações, quando ouvimos a palavra adultério logo nos lembramos de um marido traindo sua mulher o vise versa, no entanto adulterar nada mais é que modificar de maneira a falsificar ou burlar um compromisso e ou uma lei.

Será que não adulteramos nossa personalidade? Será que os nossos relacionamentos são verdadeiros ou adulterados, ou seja, relacionamentos apenas de fachada, relacionamentos apenas de interesse?

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: