terça-feira, 15 de março de 2011

Turbulências ou Oportunidades

 
Nesta semana, sugiro uma reflexão profunda sobre um texto escrito por uma das pessoas que foi um dos grandes mestres da ciência na história da humanidade, porém que nos possibilita uma reflexão sobre os momentos de turbulência que muitas vezes nós passamos.
 
“A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, devemos trabalhar duro. Assim acabar de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la". (Albert Einstein)
 
Assim é necessário entender que superação, nada mais é que a capacidade de se superar, de ser super em ação, se tornar melhor em agir, muitos de nós vivemos o conformismo do mundo dos administradores, gerentes e gestores reativos, ou seja, apenas reagimos.
A crise muitas vezes nos faz sair de nossa “Zona de conforto”, ou seja, faz com que tenhamos que nos dedicar ao máximo e buscar o melhor que está dentro de cada um e das organizações.
 
A grande pergunta é: Por que não fazemos isso constantemente sem ter que necessariamente ser cutucados por uma crise (problema)?
 
Na questão do problema devemos lembrar que muitos encaram seus problemas como seus melhores amigos, desta maneira não os julgam como são ameaçadores e sim são encarados como oportunidades de crescimento.
 
Ser pro ativo é acreditar que podemos a cada dia aprender, crescer e mudar sempre. O conformismo, a falta de pro atividade é um grande problema dentro das organizações, pois muitos preferem utilizar crises como desculpas ao invés de fazer delas o motivo para superar limites e barreiras.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
                                                                   Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: