segunda-feira, 21 de março de 2011

A Única Certeza: Mudanças

Será que estamos preparados para esta evolução rápida e constante? Atualmente a única certeza que temos é que tudo muda e numa velocidade nunca vista antes, assim surge à necessidade de estarmos abertos para o novo e entendermos a importância da criatividade no processo de tomada de decisão e da inovação na gestão.
 
Atualmente dentro das organizações corremos alguns riscos muito sérios, pois com uma evolução tão rápida muitos confundem velocidade com correria, rapidez com pressa. Estamos vivendo a geração da instantaneidade, tudo acontece muito rápido com mudanças muito velozes, desta maneira não temos tempo de maturação das idéias para que possamos fazer uma reflexão antes de colocá-las em prática.
 
Esta falta de tempo para reflexão deixa de lado a visão do planejamento, no entanto ele é fundamental. Hoje surge a nova geração a qual tem uma capacidade de criatividade e inovação muito elevada, porém às vezes falham no planejamento, eles têm grandes idéias, no entanto enfrentam dificuldades na hora de conduzi-las.
 
Neste contexto, lembramos que a antecipação nada mais é do que a pró-atividade, refletindo uma frase abaixo muito conhecida pode verificar que planejamento é antes de tudo o controle do rumo que dá solidez as nossas ações.
 
“Você pode não controlar o vento, mas você pode regular as velas”.
 
Quando perguntamos a um americano o que pode ser feito em uma determinada situação, eles têm uma expressão que diz: “vou fazer o meu melhor”. Efetuando uma análise desta resposta verificamos que não é uma diferença de idioma e sim de atitude, eles não buscam fazer o possível e sim buscam dar o melhor de si, focar em fazer o possível nos remete a uma “zona de conforto” onde nos acomodamos por achar que o possível é o que podemos fazer no momento sem buscar esforços para acompanhar a necessidade de evolução com a velocidade destas mudanças.
Não devemos esquecer que o impossível é o que nenhum concorrente fez, até que algum faça, quando isso acontece além de se tornar possível, se torna prioridade, essa é a diferença entre a proatividade e a reatividade, ou seja, o reativo é aquele que fica na “zona de conforto” e sempre tem a necessidade de correr atrás dos concorrentes.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
                                                                        Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca. 
 

Nenhum comentário: