segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Independência!


Ola tudo bem? Nesta semana onde comemoramos a data da Independência de nosso País em 07 de setembro, sugiro a reflexão a respeito do quão somos ou não independentes em nosso cotidiano e o porquê muitas vezes nos acostumamos e nos acomodamos perante as situações, lembre-se: “O homem é limitado pela capacidade acreditar em si mesmo” já dizia LEBRET.
Para nos ajudar nesta reflexão sugiro a leitura do texto a seguir:
“Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ver vista que não seja as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir todas as cortinas. E por que não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, se esquece do Sol, esquece do ar, esquece da amplidão ...” (MARINA COLASSANTI)
Após a leitura deste texto vem o seguinte questionamento:
Quais são os motivos que nos levam a entrar nestas rotinas e muitas vezes nos esquecermos da essência da vida? Nós não trabalhamos por um salário, e sim trabalhos para a construção de nosso ser, nós evoluímos e crescemos com nosso trabalho, temos a oportunidade a cada dia de aprender, crescer, mudar e influenciar as outras pessoas que estão a nossa volta em crescerem também. No entanto muitas pessoas assim como no texto acima perdem a visão desta essência e transformam seu trabalho, numa rotina onde se troca horas de trabalho apenas por um salário no final do mês, e neste caso “horas dolorosas”, pois a falta da percepção correta do que é trabalhar nos provoca esta sensação de que somos sugados e torturados em nosso trabalho, lembre-se é no trabalho que nos realizamos, assim fica minha pergunta:
Você é independente? È você mesmo que traça seu futuro e suas perspectivas ou será que já nos acomodamos e perdemos o nosso foco, ou seja, deixamos de acreditar em si próprios e passamos a valorizar em demasia as dificuldades subestimando nossa força e nos tornamos dependentes de um pensamento pequeno e conformista, limitando assim nossas perspectivas de vida?
De seu grito de independência e viva a cada instante como um milagre que jamais será repetido, aproveitando cada segundo como uma grande oportunidade em se lembrar do Sol, do Ar e da Amplidão.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
                                                                       Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: