segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os Desafios das Mudanças


Nesta semana, quero reforçar a importância de estarmos preparados para as constantes mudanças nas organizações, pois vivemos a realidade da mudança constante, podemos afirmar que quem não muda morre, tanto na carreira profissional quanto no mundo corporativo. Muitas vezes as pessoas se tornam Carvalho, ou seja, ficam tão rígidas que impedem o crescimento da organização e o desenvolvimento de si próprias.
 
A primeira grande mudança é o fato de observarmos e admitirmos que atualmente temos no mercado de trabalho pessoas de quatro gerações as quais se comportam de maneira muito distinta, são elas: Tradicionais, Baby Boomers, Geração X e Geração Y.
 
Embora seja óbvia a necessidade da visão sistêmica macro para interpretar a globalidade, principalmente a geração baby boomer e a X, muitas vezes fica no operacional (tarefeiro). Para lidar com esta geração Y, é fundamental criar a cultura do elogio, onde não e elogia a pessoa e sim a tarefa, eles querem ter feed back constante, e gostam de trabalhar em times de alta performance sempre em constante desafio.
 
A diferença do mercado chinês, por exemplo, está na cultura eles nasceram para servir o outro e no ocidente esta geração esta nascendo para ser servida, enfrenta muita dificuldade de aceitar a rejeição e tem uma necessidade enorme de queimar etapas (carreira meteórica).
 
O desafio da gestão moderna é criar um ambiente que possibilite crescimento e apoio na carreira constantemente, sempre com novos desafios s serem alcançados, desta maneira a saída é uma gestão que incentive o desenvolvimento horizontal e criando desafios constantes não associados a cargos verticais e sim na horizontalidade.
 
O gestor atual tem a enorme responsabilidade de dar suporte emocional, pois esta geração Y quer aprender com mentores e que pratiquem o que sabem. Desta maneira, alinhar o que se fala com o que se faz, ou seja, ser coerente com seus discursos é a característica VITAL para a liderança das organizações na atualidade.
 
Proatividade, iniciativa e trabalho em equipe (equipes de alta performance), são as bases para o desenvolvimento organizacional, com o foco constante nas reuniões de melhorias continuas que agreguem valor e o desenvolvimento de toda a empresa e não de um setor específico ou de uma posição no organograma, estas postura individualistas podem destruir o ambiente organizacional.
 
Nós podemos escolher nosso comportamento como escolhemos nossa roupa, podemos escolher alimentar ou em invejar alguém, no entanto, necessitamos sermos atraentes, pois pessoas atraentes geram negócios. O grande desafio é o equilíbrio entre os papeis: Profissional; Educacional; Familiar; Afetivo e Emocional; Social; Religioso (espiritual) e Individual.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.

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