segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O valor de amar a si mesmo!


Nesta semana sugiro uma reflexão no mínimo intrigante a respeito do amor. Seguindo preceitos cristãos aprendemos um mandamento que diz: Amar ao próximo como a ti mesmo.

Amar ao próximo como a ti mesmo pressupõe que em primeiro lugar tenho que ter a capacidade de amar a si próprio, ou seja, respeitar minha vida, meu trabalho, meus relacionamentos, em resumo ser feliz, fazer as coisas pelo amor que eu tenho e pelo valor que dou a si próprio, vocês já perceberam como muitas vezes não valorizamos pequenos momentos que trazem prazer como o relaxamento de um bom banho após um dia de trabalho? Não vivenciamos estes momentos, pois nós colocamos muitas atividades no automático, assim caímos na rotina e perdemos o verdadeiro sentido das coisas, pois a rotina torna nossos atos automáticos e robotizados, fazemos por fazer e não pelo prazer que os momentos nos proporcionam.
Como podemos ser capazes de valorizar as pessoas e perceber o outro se não conseguimos percebermos a nós mesmos?
Grandes líderes nos ensinam ao longo da história que devemos amar as pessoas, e que isso não significa ser amigo delas e muito menos praticar a licenciosidade (Ser bonzinho).
Segundo James Hunter, a atitude de amar as pessoas, não é dar a elas o que elas querem e sim o que elas precisam, ou seja, cuidar do crescimento e desenvolvimento delas. Essa sensibilidade é que diferencia grandes líderes e faz com que eles sejam admirados por suas equipes.
Seguindo o pensamento da reflexão sugerida, como será possível dar as pessoas o que elas precisam se não formos capazes de dar as nós mesmos o que necessitamos e assim satisfazer as nossas necessidades e sermos felizes?
Só a partir do momento que aprendermos a amar, ou seja, valorizar e respeitar a si próprios, é que poderemos amar os outros, antes disso acredito não ser possível, pois não podemos dar a alguém aquilo que não temos e ainda buscamos.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: