segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aceitar a si Próprio para Aceitar o Outro


Nesta semana sugiro uma profunda reflexão sobre a necessidade de aprendermos a lidar com as pessoas e aceita-las como elas são, pois passar os dias anotando as falhas dos outros e observando onde foi que eles erraram nos transforma em pessoas frias e calculistas que necessitam observar os erros dos outros para não observar e até ocultar suas fraquezas e seus próprios erros.
 
Assim sugiro esta reflexão sobre nossa capacidade de conhecer, de perceber, de reconhecer, ou seja, de enxergar a nós mesmos e ao outro nas relações cotidianas, seja no trabalho, na sociedade e até mesmo em nossa família. A sugestão é praticarmos a terapia do elogio, pois o elogio aproxima as pessoas e constrói, no entanto a crítica afasta e destrói.
 
Por que será que a cada ano que passa, nós perdemos a capacidade de contemplarmos?
 
Vocês já observaram que com a velocidade do mundo moderno, a cada dia temos um aumento da competição entre as pessoas, e assim ano após ano as relações se tornam muito mais superficiais e muitas vezes regidas apenas pelo interesse e conveniência, as pessoas não se elogiam, com isso não conseguem enxergar o lado bom das outras pessoas e se focam apenas nas falhas e nos defeitos, daí surgem às fofocas.
 
Será que temos tempo para nos dedicarmos a conhecer estas relações e aprofundarmos nelas focando o que cada um tem de positivo? Ou muitas vezes não somos capazes de contemplar e vivemos apenas na superficialidade das aparências e dos pré-julgamentos? Inacreditavelmente muitos valorizam apenas os artistas idolatrando apenas uma imagem.
 
A importância das pessoas e das relações é fundamental para a felicidade. Quando vivemos na superficialidade e não nos aprofundamos nas relações através da contemplação e da capacidade de elogiar quem está ao nosso lado, nos tornamos também pessoas superficiais, vazias e sem conteúdo, pois nos esquecemos do outro.
 
Já perceberam que muitas vezes só nos lembramos de falar com as pessoas na hora de criticá-los? Qual foi o ultimo elogio que você fez? (família, empresa e etc...).
 
Será que nos falta tempo ou consciência para enxergarmos que os relacionamentos são fundamentais para o sucesso profissional e pessoal e que o elogio aproxima e a critica afasta?
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: