segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Maior Empresa do Mundo


Nesta semana, sugiro uma reflexão profunda sobre o texto abaixo escrito por um gênio das letras, que nos faz repensar o verdadeiro propósito de nossa existência.
 
“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”
.
(Fernando Pessoa)
 
Assim é necessário entender que o que é a felicidade, ser feliz não é ter ausência de problemas, ausência de problemas nada mais é que tédio, marasmo, ou seja, um grande vazio. Ser feliz é desenvolver internamente a autoconfiança em nosso futuro, em nossa vontade de ir além e nossa força na busca constante do aprender, crescer e mudar.
 
Como nos diz o grande Fernando Pessoa, devemos reconhecer que a maior empresa do mundo é a nossa vida, assim não devemos permitir que a esquizofrenia do mundo moderno, desvie o nosso foco, os nossos valores, invertendo as prioridades, às vezes julgamos as ações do dia a dia do trabalho tão importantes que esquecemos de nós mesmos e de nossa família, e invertemos as prioridades.
 
Sucesso significa equilíbrio entre a capacidade em administrar a nossa vida familiar, profissional, social, financeira e espiritual, de maneira única, pois nós somos este todo. Grande Fernando Pessoa! O texto nos lembra que felicidade é a capacidade de administrar o que muitos chamam de grandes problemas, encarando-os como desafios na constante missão do crescimento e desenvolvimento pessoal. Não se faça de vítima para que as pessoas tenham pena de você, e com isso se sinta melhor perante um fracasso, ao invés disso busque a cada revés a força interior, parafraseando o cancioneiro popular, interpretada por Beth Carvalho “levanta sacode a poeira e da volta por cima”.
 
Como exemplo, cito entre outras histórias de superação de adversidades, o Sr. Seichiro Honda, fundador da grande empresa do ramo automobilístico a Honda, ele mesmo como empreendedor fez sete tentativas antes da Honda e ele faliu em todas estas tentativas, no entanto essa parte da historia as pessoas não sabem, pois somos reconhecidos pelas ações que tomamos e dão certo, porém isso não significa que sempre dará certo na primeira vez, assim como maravilhosamente definido no texto acima, guarde suas pedras, com certeza grandes castelos serão erguidos com elas.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

                                                                            
                                                                                    Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: