segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Exemplo de Liderança: Obediência e Valores

Nesta semana peço licença para relatar o momento presente na comunidade religiosa que participo, para que possamos utilizar este exemplo em nossa reflexão, pois em todas as mensagens anteriores sempre ressaltamos as posturas e a necessidade do aprimoramento contínuo nos relacionamentos humanos.

Muitas vezes mesmo contra nossa vontade somos surpreendidos por fatos que aos olhares mais afoitos podem unicamente proporcionar os sentimentos de injustiça e de revolta. Em minha comunidade o nosso líder há 27 anos, data que será comemorada neste sábado dia 05 de fevereiro, com muita surpresa ele foi transferido de nossa paróquia para uma cidade vizinha, este fato veio como uma bomba na comunidade, pois ele exerce verdadeiramente uma grande liderança é admirado e respeitado por todos, assim uma mudança como esta, normalmente vem permeada de revolta e indignação.

O grande líder é que aquele que sabe agir de maneira diferente do que a maioria age em situações adversas, assim é o exemplo destas atitudes que divido com vocês para nossa reflexão semanal. Em seu primeiro pronunciamento após a decisão em dezembro do ano passado ele disse, que embora muito triste, era necessário que acatasse aquela decisão, pois muito mais nobre do que ordenar e á atitude de saber obedecer e assim por obediência ele seguiria seu caminho.

Ontem a noite no dia em que oficialmente ele anunciou já seu início de atividades na outra paróquia, no momento de reflexão na celebração ele nos deixou a seguinte mensagem: “Necessitados ser e estarmos sempre felizes a pesar de...”

Exemplos como este nos mostram como o respeito e a obediência vem antes do amor próprio e do egoísmo, assim sugiro nossa reflexão sobre os valores do líder:

*Paciência: Quantos de nós em situações como estas perderíamos o controle e nos revoltaríamos contra a decisão se negando a cumpri-la?
*Gentileza: Ao invés de mostrar seus ressentimentos ele pediu total atenção e apoio a pessoa que estará em seu lugar, pois se preocupou muito mais em receber bem a quem chega do que alimentar sentimentos de injustiça e revolta.
*Humildade: Agradeceu a comunidade por todas as realizações destes anos, ou seja, não colocou as realizações como suas e sim agradeceu o apoio para que seu comando tivesse êxito.
*Respeito: Lembrou do importante trabalho que o aguardava em outra comunidade, valorizando assim a todos e não apenas aqueles que já faziam parte de sua vida (27 anos).
*Altruísmo: Em suas atitudes ele acalentou e apascentou os sentimentos de revolta com o valor da obediência.
*Perdão: Embora tenha demonstrado surpresa sobre a decisão não se julgou injustiçado e nos passou a mensagem de que devemos ser felizes apesar de...
*Honestidade: Exemplo de postura em suas colocações sempre claras.
*Compromisso: Quando optou pelo celibato ele sabia dos votos de obediência.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

União & Diversidade

Nesta semana sugiro uma reflexão que pode parecer óbvia e simples, porém em nossa vida cotidiana muitos de nós temos uma grande dificuldade em perceber e aceitar o fato de que a convivência com as diversidades é que nos leva a conquistar a união entre as pessoas, porém a grande dificuldade é abrirmos mão de nossa opinião, ou seja, do nosso ponto de vista e aceitar as pessoas como elas são e assim aprender a conviver e tirar o melhor de cada uma delas.

Quantas vezes em nossas relações diárias decidimos nos afastar de alguém e simplesmente não conviver mais com uma pessoa que age de uma maneira que não é a maneira que gostaríamos que ela agisse? Já perceberam que nos decepcionamos com as pessoas porque nós sempre esperamos algo delas, e gostaríamos que elas agissem como nós agiríamos? Com certeza nesta reflexão devemos observar o fato de que na maioria das vezes que nós nos decepcionamos e não conseguimos conviver com as diferenças, este fato nasce exatamente da nossa falta de capacidade de entender, aceitar as diferenças e respeitar os pontos de vistas das outras pessoas.

O grande desafio está em fortalecer a União com as Diversidades e não deixar que as diversidades separem as pessoas, no entanto isso só ocorrerá se verdadeiramente soubermos respeitar e aceitar as pessoas como elas são. Para isso devemos entender a maneira de ser de cada um, além disso, ter a convicção de que as pessoas não vão agir e pensar da mesma maneira que nós agiríamos.

Com esta análise simples nós entendemos a dificuldade presente em liderar uma equipe de pessoas, pois a maioria das pessoas tem dificuldade em criar a união nas diferenças dentro da própria família. Desta maneira o líder deve desenvolver a incrível habilidade de ouvir e saber entender os porquês, ou seja, o ponto de vista de cada um sem julgar sobre o seu ponto de vista e sim buscando unir nas diferenças os pontos fortes de cada personalidade, ressaltando as forças e não evidenciando as fraquezas, pois o grande problema em não respeitarmos as diferenças, é que sempre visualizamos as fraquezas dos outros de uma maneira que não conseguimos enxergar neles suas forças, além do fato que esquecemos que nós mesmos temos nossas fraquezas e que uma delas é exatamente a falta de compreensão do outro, o que muitas vezes se torna em falta de humildade e arrogância.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Degustar cada momento e viver a vida!

Nesta semana sugiro uma reflexão sobre nossa capacidade de conhecer, de perceber, de reconhecer, ou seja, de enxergar a nós mesmos e ao outro nas relações cotidianas, seja no trabalho, na sociedade e até mesmo em nossa família.

Já perceberam que o ano passa e a cada dia mais sentimos que ele passou mais rápido, sabemos que a velocidade do tempo é a mesma sempre, porém o que muda é a correria do cotidiano e o grau de prioridade que damos as coisas, pois na maioria das vezes nós não vivenciamos e experimentamos os momentos, eles apenas passam e acontecem como uma grande rotina.

Destacando o fato de que transformamos nosso dia a dia em uma grande rotina é fundamental entendermos é que a qualidade esta nos pequenos detalhes, assim nossa qualidade de vida também esta em valorizar cada sorriso, cada aperto de mão, cada abraço, cada gesto, ou seja, viver a vida como se deve ser vivida sem correria de fazer sem a esquizofrenia do mundo moderno e sim degustando cada momento como único e especial. Sei que neste momento cada leitor está se perguntado como fazer isso? E também se indagando sobre o quanto isso é difícil, porém com certeza é uma questão de escolha que depende unicamente a cada um de nós.

Será que contemplamos nossa vida, nossa família, nosso trabalho? É triste quando percebemos que nossos filhos cresceram e sequer observamos este crescimento e desenvolvimento, este exemplo nos deixa clara a falta de contemplação e a conseqüente ausência, este momento é quando percebemos que deixamos de lado o estar presente na vida de nosso filho, esta é uma situação clara da falta de equilíbrio e a inversão das prioridades em nossa vida.

Será que temos tempo para nos dedicarmos a conhecer estas relações e aprofundarmos nelas? Ou muitas vezes não somos capazes de contemplar e buscarmos a profundidade e vivemos apenas na superficialidade das aparências?

A importância dos relacionamentos é fundamental para felicidade, quando vivemos na superficialidade e não nos aprofundamos nas relações através da contemplação, não conseguimos entender o outro, muitas vezes este exercício diário da contemplação se inicia em nossa capacidade de ouvir as pessoas, ou seja, de dar atenção e apreciação a elas, mais uma vez culpamos a correria do mundo moderno e a falta de tempo para justificarmos esta ausência. Será que nos falta tempo ou consciência para enxergarmos que os relacionamentos são fundamentais para o sucesso profissional e pessoal?

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Qualidade nas Decisões

Nesta semana sugiro uma reflexão a respeito da qualidade de nossas decisões perante o desafio do contexto atual. Verificamos que se em 1985 para uma carta ir do Brasil aos USA levava-se 12 dias, hoje utilizamos um e-mail, aonde esta informação leva apenas alguns segundos para chegar ao mesmo destino, assim observamos que no passado tínhamos excesso de tempo e escassez de informação, porém nosso desafio atual é que vivemos em um mundo com excesso de informações e uma escassez de tempo, pois além do aumento da quantidade das informações, temos o aumento significativo da velocidade destas informações. Assim o grande desafio hoje no mundo corporativo é como tomar decisões rápidas e não apressadas.

Decisões rápidas são aquelas baseadas em informações confiáveis geradas por ferramentas gerenciais que permitam através de um sistema de informação que se obtenha uma visão do todo, por outro as decisões apressadas são tomadas baseadas no “achismo”, neste caso é muito comum na hora da decisão não consultarmos e nem sequer ouvirmos as pessoas envolvidas e tomarmos as decisões baseados apenas em nossa visão, ou seja, no que achamos ser certo para aquele momento.

Outro grave problema do processo de tomada de decisão são as decisões na correria, ou seja, aquelas que surgem da falta de planejamento e no ultimo momento são tomadas correndo-se um enorme risco de falha.

Assim é importante entendermos que na maioria das vezes é preferível atrasar a entrega que seria realizada na correria, pois por maior que seja o transtorno deste atraso, em primeiro lugar sempre deve estar à qualidade da realização dos trabalhos.

Outro aspecto relevante é que esta correria na maioria das vezes, apenas adia e potencializa os problemas, pois um problema de entrega pode se transformar em um problema de qualidade que também ira provocar atrasos, paradas no processo e problemas da qualidade final do produto do nosso cliente.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Clareza das Metas

Ola! Tudo bem? Já estamos em 2011, este momento é para todos nós um momento de esperança, para aqueles que o ano de 2010 não foi muito bom, nasce o sentimento da possibilidade do reinício de um novo ano e para aqueles que o ano de 2010 foi um ano bom, existe a expectativa de continuidade crescimento a cada dia, desta maneira nesta semana proponho a seguinte reflexão:

Será que temos clareza no processo de comunicação? Vocês já observaram o fato de que tudo o que entendemos nos interessa mais do que as coisas e assuntos que não entendemos? Pensando desta maneira faz sentido pensar que quanto mais claros forem os objetivos individuais, ou seja, as nossas metas que nesta época sempre ganham evidência e os objetivos coletivos em nossa empresa melhor serão os resultados, não faz sentido?

Muitas vezes, nem queremos nos aprofundar em determinados assuntos, pois, por não entendê-los, não nos desperta o mínimo interesse e às vezes nos parece muito complexo e buscamos alternativas, se isso acontece com uma pessoa, provavelmente ela está perdendo a oportunidade de analisar e interpretar novas maneiras de percepção das coisas, isso significa falta de crescimento profissional em termos de visão global para tomadas de decisão.

Se este fato pode ser preocupante analisando individualmente imagine o desperdício de energia quanto observamos que uma falha de liderança pode provocar isso em uma área inteira dentro de uma organização. Assim imaginando que a Missão de uma administrador é “otimizar”, ou seja, utilizar os recursos de uma organização e aperfeiçoá-los, transformando insumos em produtos agregando valor e gerando riqueza, o relato anterior evidencia uma grande falha administrativa e gerencial que é a falta de competência para administrar a capacidade humana da empresa. Assim devemos estar atentos as seguintes perguntas:

Nas equipes de trabalho todos tem clareza sobre o que devem realizar em suas atividades?
Todos sabem da importância de seu trabalho e do valor que cada um tem dentro da área que atua e consequentemente dentro da organização?
E o principal as pessoas tem clareza de como a realização diária de suas funções as irão levar a realizar as metas individuais de cada um? Motivação é um Motivo para ter ação. Feliz 2011 e que suas METAS se realizem.


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br