segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atendimento & Comunicação

Mensagem da Semana: Crescimento & Mudança.

06 a 11 de julho de 2009.

Atendimento & Comunicação

Nesta semana, sugiro uma reflexão sobre a nossa capacidade de comunicação, pois ela é à base da construção dos relacionamentos que determinam à qualidade do atendimento para com os clientes, sejam eles internos (funcionários) ou externos (compradores), devemos estar atentos para o fato de que o atendimento se inicia no processo de comunicação.
Assim fica a pergunta: O que é comunicação?
O processo de comunicação mudou, antigamente era assim:
- Se eu falei e você não entendeu então o que você é? BURRO;
Hoje em dia é assim:
- Se eu falei e você não entendeu burro sou eu! O que conta não é o que se fala e sim o que se entende deste processo de comunicação.
Na comunicação escrita e Oral, cuidado com o gerundismo, este hábito do estamos preparando, analisando, verificando é um vício de linguagem que tira a objetividade do atendimento.
Quando falamos de comunicação visual, temos que ressaltar que é através dela que transmitimos a nossa imagem, ou melhor, vendemos nossa imagem. Nosso corpo fala, as atitudes mostram o que realmente estamos sentindo, assim devemos estar atentos que, o que nós fazemos fala tão alto que o que falamos ninguém escuta, assim destaca-se a importância do exemplo.
Nas relações entre fornecedor e cliente, fica a pergunta: O que meu cliente espera de mim?
Como respostas a estas perguntas a nossa Missão é: Encantar o cliente e surpreender o cliente.
Um bom processo de comunicação dentro de uma equipe nasce no saber ouvir.

“A maior oportunidade que temos todos os dias de sermos atenciosos com os outros é a maneira como decidimos escutá-los. Você é um bom ouvinte? Muitas pessoas acham que são, mas a realidade é que a maioria, quando se da ao trabalho de escutar, o faz de uma maneira seletiva:” Quando o Bob vai parar de falar para que eu possa dar a resposta certa?”“ (James C. Hunter)

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
http://www.josefernandofonseca.com.br

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