segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mensagem da Semana: Crescimento & Mudança.

13 a 18 de julho de 2009.

Responsabilidade no Relacionamento

Nesta semana sugiro a seguinte reflexão:
Porque algumas empresas investem tanto em tecnologia em aprimoramento técnico e se esquecem do atendimento? Ou seja, dos clientes, mais especificamente das pessoas, pois o atendimento externo é reflexo do ambiente interno.
Esta questão esta basicamente centrada no relacionamento entre as pessoas e ambiente de trabalho gerado dentro de cada setor da organização e mais propriamente de toda organização como um organismo único.
Muitas vezes a própria competição dentro dos departamentos sem a visão sistêmica de que a empresa é um todo e não compartimentada em segmentos que disputam entre si.
Esta responsabilidade do relacionamento nasce na consciência dos líderes, assim como líder devemos estar atentos, pois Gerenciar a si mesmo exige assumir a responsabilidade no relacionamento, e lembrar do exemplo, uma atitude fala mais que mil palavras.

“Estar no poder é como ser uma dama.
Se tiver que lembrar às pessoas que você é você não é”.
(Margaret Thatcher)

Esta citação nos faz pensar que quando temos que lembrar aos outros, o que nós somos, significa que verdadeiramente não somos o que pensamos ser, ou seja, não estamos refletindo com nossas ações e postura a imagem que gostaríamos de ter.
É horrível quando ouvimos a famosa frase:

“VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?”

Provavelmente a pessoa que utiliza destes recursos nem sabe verdadeiramente quem ela é, pois não tem capacidade de exercer a influência e a autoridade e assim recorre a prática do exercício do poder. Mais uma vez lembramos este infelizmente é o modelo do manda quem pode obedece quem tem juízo.
Assim como sugestão para melhorarmos o relacionamento e o ambiente nas organizações enquanto líderes, salientamos os seguintes aspectos:

1) Devemos aceitar o fato de que as outras pessoas também são indivíduos. Assim elas também têm suas forças, suas maneiras de fazer as coisas e seus valores;

2) Para ser eficaz, um Líder precisa conhecer as forças e os valores das pessoas com quem trabalha;

3) Chefes não são títulos no organograma, nem “funções”. São indivíduos.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

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