segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Clareza da Comunicação

Ola! Tudo bem? Nesta semana proponho a seguinte reflexão:

Será que temos clareza no processo de comunicação? Vocês já observaram o fato de que tudo o que entendemos nos interessa mais do que as coisas e assuntos que não entendemos? Pensando desta maneira faz sentido pensar que quanto mais claros forem os objetivos individuais e coletivos em nossa empresa melhor serão os resultados, não faz sentido?

Muitas vezes, nem queremos nos aprofundar em determinados assuntos, pois, por não entendê-los, não nos desperta o mínimo interesse e às vezes nos parece muito complexo e buscamos alternativas, se isso acontece com uma pessoa, provavelmente ela está perdendo a oportunidade de analisar e interpretar novas maneiras de percepção das coisas, isso significa falta de crescimento profissional em termos de visão global para tomadas de decisão.

Se este fato pode ser preocupante analisando individualmente imagine o desperdício de energia quando imaginamos que a falha de liderança pode provocar isso em uma área inteira dentro de uma organização, imaginando que a Missão de um administrador é “otimizar”, ou seja, utilizar os recursos de uma organização e aperfeiçoá-los, transformando insumos em produtos agregando valor e gerando riqueza, o relato anterior evidencia uma grande falha administrativa e gerencial que é a falta de competência para administrar a capacidade humana da empresa. Assim devemos estar atentos as seguintes perguntas:

Nas equipes de trabalho todos tem clareza sobre o que devem realizar em suas atividades?
Todos sabem da importância de seu trabalho e do valor que cada um tem dentro da área que atua e consequentemente dentro da organização?

Esta falta de clareza pode gerar medo e desconfiança entre os funcionários e entre funcionário e chefe?


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: