segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desafios ou Problemas?

Nesta semana proponho uma analise a respeito de nossa postura perante os desafios, por que muitas pessoas não enxergam desafios como oportunidades de crescimento e sim como problemas, empecilhos da continuidade do processo.

Será que somos sinônimos de resolução de problemas, ou ao invés disso, somos vistos como causadores e fontes de problemas, é interessante perceber como alguns “chefes” são vistos como o próprio problema em pessoa, devido sua postura negativa e agressiva, enquanto outros são vistos como fonte de solução, pois estão sempre prontos a orientar e inspirar as pessoas na busca de soluções cotidianas.

O que devemos entender é que o poder não esta no problema e sim na solução, muitos chefes tem uma postura de reforçadores de problemas, não admitindo os erros de seus subordinados e sempre buscando culpados, esquecendo-se assim o essencial que é a resolução dos problemas, a valorização e respeito pelas pessoas de sua equipe.

“Tem gente que não percebe que viver reclamando só serve para piorar as coisas. Conheço pessoas que vivem para reclamar de tudo. Com uma visão extremamente negativa das coisas, essas pessoas só conseguem ver defeitos, erros, encontrar motivos para, cada vez mais, reclamar de tudo e de todos” (MARINS, Luís)

A resolução de todo e qualquer problema, se inicia em entendermos que os problemas agem como desafios, ou seja, os problemas são os despertadores do universo, assim entendermos que nosso trabalho é regido por desafios é fundamental, a diferença entre problema e desafio é apenas a maneira de como encaramos a situação, lembre-se o que importa não é o que acontece com as pessoas e sim como elas interpretam estes conhecimentos.

“Não confunda derrotas com fracassos nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá algumas vitórias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias” (SHINYASHIKI, Roberto)


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: