segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Trabalhar em Equipe é Respeitar Diferenças.

Nesta semana sugiro uma reflexão sobre o porquê muitas vezes mesmo que sem perceber queremos que as pessoas sejam iguais a nós, na verdade queremos mudá-los para serem do jeito que gostaríamos que fossem. Um grande erro da administração é não reconhecer as diferenças, pois nas diferenças que estão à multiplicidade das cores, pois quando todos são iguais e não divergem estamos na monotonia do monocromático, nestes momentos as organizações se tornam lentas porque tem seus componentes sendo dirigidos por um único pensamento do qual a maioria apenas fingem que concordam e apenas suportam esta situação, isso com certeza nos leva ao ambiente de trabalho conturbado e não agradável. Outro aspecto importante neste contexto é entender que não podemos mudar as pessoas e sim influenciá-las com o nosso exemplo.

No trabalho, é comum o gerente fazer comparações entre funcionários e até mesmo exigir que eles ajam como ele agiria. Isso é um grave erro gerencial. Não podemos exigir ou forçar que as pessoas sejam parecidas conosco ou que tenham nossas qualidades. Para exemplificar este pensando em anexo um conto:

“conta-se que uma vez vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O pássaro insistiu que houvesse aulas de vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída no currículo da escola. E assim foi feito, incluíram tudo, mas ... cometeram um grande erro. Insistiram que todos os bichos cursassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele, mas também queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no em cima de uma árvore. Ele saltou lá de cima e não deu outra: quebrou as patas! O coelho não aprendeu a voar e ainda acabou sem poder correr também. O pássaro voava como nenhum outro, mas quando o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira quebrou o bico e as asas. Resultado: depois não conseguiu mais nem voar tão bem e nem cavar buracos.”

Assim de forma figurada, isso nos mostra que às vezes acontece nas empresas. Como gerentes, não podemos forçar que as pessoas sejam parecidas conosco ou que tenham nossas qualidades. Isso com certeza vão desmotivar as pessoas, assim além de não ser o que queríamos que elas fossem e de não conseguirem realizar as coisas do nosso jeito elas também ficaram incapacitadas e desmotivadas em realizar as tarefas que faziam em excelência de sua maneira.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: