terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ano Novo

Ola tudo bem? Com a proximidade de um novo ano esta semana sugiro a seguinte reflexão:

O que é ter um ano novo? O que é ser novo? Inovar, inovação? Será que teremos um ano novo em termos de inovações e diferenças de postura em nossa vida pessoal e profissional? Ser novo é simplesmente viver mais um ano?
Já perceberam que muitas pessoas se dizem conhecedoras de determinados assuntos e se apóiam em argumentos como:

- Tenho 20 anos de experiência?
- Há mais de 10 anos que realizo este trabalho?
Grande erro, pois a única certeza que temos no dia de hoje é a mudança e numa velocidade a cada dia maior.
Ter vinte anos de experiência em alguns casos pode significar que a pessoa há vinte anos exerce o mesmo trabalho e não evolui ao longo do tempo e assim ao invés de estar valorizada no mercado de trabalho esta pessoa esta praticamente obsoleta para o mesmo.
É fundamental que entendamos a palavra empregabilidade, ou seja, a capacidade de estar empregado no mundo moderno, com as competições constantes e a evolução das teorias e técnicas aplicadas numa velocidade jamais vista.
Esta reflexão objetiva alertar a todos nós a necessidade constante de aperfeiçoamento e treinamento em nossas áreas de trabalho, buscando sempre o necessário desenvolvimento profissional e pessoal para as exigências das mudanças.

“Ou estamos verdes e crescendo ou maduros e apodrecendo”
(James Hunter)

Há alguns anos atrás não precisávamos conhecer ferramentas com Excel, Acces, Word, Windows, PowerPoint e muitos de nós tínhamos orgulho de nosso diploma de datilografia.
Um Ano Novo não significa viver apenas mais um ano da mesma maneira que já vivemos os anteriores, pois muitas vezes estamos tão apressados e na correria do nosso cotidianos, que não notamos o tempo passar e a evolução das necessidades profissionais e pessoais para vivenciar o Novo, assim vivenciar o novo e viver de maneira diferente cada experiência que nossa vida nos oferece, na busca constantes do aprender, crescer e mudar.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: