terça-feira, 18 de maio de 2010

Atitude e Habilidade

Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre as diferenças entre Atitude e Habilidade destacando a importância de desenvolvermos as duas simultaneamente em nós e em nossa equipe de trabalho.

É fundamental percebermos que a habilidade é a aptidão para desenvolvermos a tarefa e a atitude é a disposição para fazer esta tarefa, é por isso que temos que utilizar as duas, assim verificamos que não adianta realizar uma tarefa sem saber como deve ser feita a mesma, por outro lado não adianta saber fazer se não nos empenhamos para fazê-la e ao invés de realizá-la ficamos achando obstácutos e criando desculpas para não fazê-la.

Veja com o exemplo da criança, a criança tem muito mais atitude do que habilidade quando ela quer andar, assim devemos lembrar que o fato de ter atitude desenvolve a habilidade. Porém habilidade sem atitude é complicada, é claro que você tem que ter as duas, no entanto a principal é a atitude, e o mais interessante é que ter a atitude muitas vezes não se aprende na escola, já pensaram nisso?

Os treinamentos de empresa eles desenvolvem sua habilidade e não sua atitude, a atitude vem da disposição de cada um de nós, e líderes são feitos de atitudes e exemplos de liderança.

Por exemplo: - Se você chega num hotel e é friamente ou rispidamente atendido na recepção, pode ter certeza, o gerente do hotel trata as pessoas e seus funcionários, de maneira fria e rispida, ou seja, os funcionários de uma empresa repetem as atitudes e comportamentos de suas chefias. Acredite!

Assim é através do exemplo e das pequenas atitudes e comportamentos que emitimos no dia-a-dia, que nós passamos a visão e os valores de nossa empresa aos nossos funcionários e é assim também que develvomeos a autoridade sobre a equipe e conquistamos o respeito das pessoas, lembre-se:


“O que você faz fala tão alto que o que você fala ninguem escuta”.


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!




Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: