segunda-feira, 3 de maio de 2010

Habilidades da Liderança Servidora

Nesta semana, sugiro uma análise sobre nossas habilidades em liderar:


* Paciência; Gentileza; Humildade; Respeito; Capacidade de Perdoar;
* Honestidade; Comprometimento.


Analisando cada uma das características acima listas, sugiro uma reflexão sobre o quanto nos dedicamos a cada uma delas e o quanto damos importância e relevância para estas habilidades em nosso convívio diário.

Paciência, a ansiedade e a incapacidade de ouvir as pessoas podem nos tirar esta habilidade, assim devemos buscar a cada dia desenvolver a nossa capacidade de ouvir as pessoas, pois ela irá nos possibilitar entender o pensamento do outro e principalmente nos dá a chance de interagir e influenciar as outras pessoas.

Gentileza e Humildade, ser gentil nada mais é que a capacidade de tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados, no entanto a correria do dia a dia, acaba nos tirando esta característica fundamental nos relacionamentos, quanto à humildade a questão não é pensar menos de si, é apenas pensar menos sobre si mesmo.

Respeito como citado acima quando desenvolvemos a capacidade de ouvir as pessoas, desenvolvemos junto à capacidade de respeitar as pessoas, pois a maioria das pessoas se sente desrespeitadas quando não é ouvida, isso as faz se sentirem totalmente desvalorizadas.

Sobre a nossa capacidade de perdoar, observa-se que quando não perdoamos, guardamos junto de nós mágoas e ressentimentos, o fato de não perdoar pode alimentar o sentimento de ódio e de vingança, o que faz que vivamos a espera de uma oportunidade para retribuir o mal que nos fizeram.

“o perdão é a mãe das virtudes e é um atributo dos fortes”
(Gandhi)

Honestidade e comprometimento, estas duas habilidades vem do caráter, neste ponto salientamos que liderança é a capacidade de influenciar pela força do caráter, desta maneira a falta dele quebra todo princípio de liderança, pois é caracterizado pela falta de honestidade e comprometimento com as pessoas que estão ao nosso lado, ou seja, desrespeito pelo outro.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br
www.twitter.com/profjff

Nenhum comentário: