segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Que o Mercado de Trabalho Busca nos Funcionários?

Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre as mudanças drásticas das exigências do mercado de trabalho atual, a empregabilidade, ou seja, a capacidade e as habilidades que um profissional deve desenvolver para estar adaptado ao mercado de trabalho atual são muito diferentes de alguns anos atrás.

É notória a falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, muitos querem um emprego apenas como um salário no final do mês, mas poucos buscam um trabalho como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, pois não entendem que viver é trabalhar, e que trabalho não é castigo, mas sim uma oportunidade de realização não só profissional, mas também pessoal. Nós somos o que nós fazemos! Pense nisso.

Assim destacamos algumas das principais caracteríticas profissionais que o mercado de trabalho busca:


* Autoconhecimento, o medo é o sentimento mais limitante que existe, e, se quisermos nos desenvolver como profissionais e seres humanos, precisamos reconhece-los e supera-los. Parafraseando o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo: “O medo de perder, tira a vontade de vencer”.
* Adpatabilidade, capacidade em estar apto a realização das tarefas e suprir as exigências do mercado de trabalho, assim se busca profissionais que sabem o que querem e se desenvolvem no constante processo do aprender, crescer e mudar dentro do contexto da necessidade do trabalho em equipe.
* Resiliência, derivada da Física, ela significa a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos a um grande esforço, voltando ao seu estado original sem qualquer deformação. Esta característica é fundamental pois no mundo atual o profisional tem que se adaptar ao trabalho sobre pressão a cada dia com prazos mais curtos. Neste ponto se destaca a importância da Inteligência Emocional, ou seja, a capacidade de agir com a razão e não com a emoção.
* Aprendizado Contínuo, essa é a base do desenvolvimento de toda e qualquer organização , a necessidade da melhoria contínua. “Ou estamos verdes e crescendo ou maduros e aprodrecendo” (James Hunter).
* Boa comunicação, o processo de comunicação mudou! Se eu falei e você nao entendeu, o errado sou eu, pois não importa o que eu falo e sim como as pessoas entendem e interpretam o que eu falei.


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: