segunda-feira, 19 de julho de 2010

A importância do saber ouvir!

A arte de escutar é tão importante que não podemos deixar de colocá-la em prática, no entanto para dominar esta arte, devemos fazer desta pratica de ouvir um hábito.

Lembre-se ouvir é diferente de escutar, devemos escutar e analisar as coisas que são ditas e propostas, e não apenas ouvi-las por obrigação, devemos estar abertos para as idéias que estejam sendo propostas, neste processo de escuta.

Nesta semana, sugiro uma reflexão a respeito deste tema, relacionando com o processo de comunicação e os relacionamentos no atendimento.

Ao analisarmos as relações entre fornecedor e cliente, surge a seguinte pergunta:
O que meu cliente espera de mim?

Como respostas a esta pergunta, devemos lembrar que a nossa Missão é encantar e surpreender o cliente, neste ponto vale a reflexão de como o processo de comunicação nos ajuda na busca desta e outras metas do relacionamento? Resposta: um bom processo de comunicação dentro de uma equipe nasce no saber ouvir, assim devemos destacar o poder do saber ouvir.

“A maior oportunidade que temos todos os dias de sermos atenciosos com os outros é a maneira como decidimos escutá-los”. Você é um bom ouvinte? “Muitas pessoas acham que são, mas a realidade é que a maioria, quando se da ao trabalho de escutar, o faz de uma maneira seletiva”. (JAMES C. HUNTER)

Desta maneira seguem algumas dicas de como vivenciar o processo de escuta e transformá-lo em um Hábito.


* Olhe para a pessoa que estiver falando, pois qualquer pessoa digna de ser escutada é digna de ser olhada; isto também nos ajuda a se concentrar no que esta sendo falado;

* Seja profundamente interessado no que a pessoa esta falando e demonstre estar interessado, é necessário interagir com o nosso interlocutor;

* Incline-se na direção da pessoa que está falando, algumas vezes você já notou que temos a tendência de nos inclinarmos para um conversador interessante, de nos afastarmos de um tedioso?

* Faça perguntas, tenha sempre em mente que quem controla uma conversa não é quem fala e sim quem pergunta, nós na posição de líderes temos que ser precisos e objetivos, e isto nos ajudará a tornar a conversa mais objetiva e produtiva;

* Não a interrompa; antes disso, peça-lhe que lhe conte mais coisas;

* A maior parte das pessoas se sente ofendida quando sua linha de raciocínio é sempre interrompida, por outro lado se sentem bem quando são ouvidas e estimuladas a contar os detalhes;

* Ligue-se no tema da pessoa que está falando, antes de propor um novo tema ou assunto deixe que os interlocutores concluam as idéias.


Esta escuta atenta e bem definida nos permite ver a realidade, não apenas pela nossa percepção e com isso, alem de melhorar nossa capacidade relacionamento com as pessoas, ela nos da à oportunidade de receber de maneira mais clara dados, que analisados se transforma em informações de nosso contexto, melhorando a qualidade de nossas decisões.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

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