segunda-feira, 26 de julho de 2010

A importância em conhecer as pessoas.

Olá tudo bem com vocês? Já repararam que o grande desafio dos líderes não é desenvolver a sua competência técnica e seu potencial humano propriamente dito. Todo líder tem como principal objetivo desenvolver a capacidade humana, ou seja, ele é o responsável pelo desenvolvimento dos Recursos Humanos em seu departamento.

Nesta semana, minha sugestão para nossa reflexão é uma análise a respeito da importância em conhecer as pessoas que estão a nossa volta, com certeza atualmente ninguém mais tem dúvidas que o ser humano produz mais quando é estimulado e incentivado, desta maneira entendemos o porquê atualmente se fala tanto em motivação, porém motivação nada mais é que ter um motivo para ação, assim é fundamental que a liderança conheça profundamente cada pessoa que trabalha ao seu lado para despertar e salientar estes motivos da ação, desenvolvendo a capacidade das pessoas, e aumentando a auto-estima de cada um.

Hoje o grande desafio da liderança é achar as respostas para a pergunta a seguir:
Como posso tornar os pontos fortes de cada pessoa da minha empresa eficazes e, ao mesmo tempo, tornar seus pontos fracos irrelevantes?
A resposta desta pergunta esta diretamente relacionada com a capacidade do líder em conhecer as pessoas que fazem parte de sua equipe, ou seja, a habilidade em se relacionar e influenciar os outros através do conhecimento destes pontos fortes e fracos. É fundamental salientar que conhecer as pessoas não significa o desenvolvimento de um laço de amizade e conseqüentemente, adotar uma postura de licenciosidade e complacência, muito pelo contrário, potencializar os pontos fortes, vem através de sua capacidade de conscientização destes pontos fortes e da necessidade do desenvolvimento dos mesmos, sendo assim é fundamental ser bastante exigente com as pessoas, tornando cada tarefa um desafio a ser alcançado.
É inacreditável como muitos líderes em nossas organizações ainda não entenderam este ponto e buscam liderar as pessoas por sua posição na hierarquia da empresa e assim apenas sabem utilizar o poder e não tem a capacidade de utilizar a autoridade.
Lembrem-se desenvolver pessoas e identificar seus pontos fracos e fortes para potencializar os fortes e tornar os fracos irrelevantes é o papel da liderança, o trabalho do líder esta no desenvolvimento das pessoas, muitos gerentes passam o dia todo dando ordens e fazendo o trabalho dos outros ao invés de desenvolver seu verdadeiro trabalho que é o desenvolvimento e a gestão dos recursos humanos de sua área.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: