segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aprenda a ser eficaz.

Nesta semana, minha sugestão para nossa reflexão é uma análise a respeito da urgência que o mercado de trabalho nos impõe sobre a necessidade em sermos eficazes. Observamos que muitas pessoas buscam de maneira equivocada o sucesso em suas carreiras profissionais baseando-se na eficiência. A pessoa eficiente tem a capacidade de devolver bem tudo o que faz, no entanto o mercado de trabalho atual nos exige mais. Os profissionais necessitam ser proativos e a pro atividade nasce de pessoas eficazes e não apenas eficientes.

Devemos lembrar que eficácia significa a capacidade de fazer as coisas certas acontecerem. Na obra O Gerente Eficaz de Peter Drucker ele destaca que nós podemos adquirir o hábito da eficácia pela prática, como qualquer outro hábito, no entanto para desenvolvermos este hábito da eficácia, existem cinco práticas fundamentais que o autor as chama de práticas complexas, que são:

* Gerenciar seu tempo;
* Esforçar-se para dar contribuições (ser criativo, ir ao encontro das necessidades, ser proativo);
* Tornar os seus pontos fortes produtivos (esta capacidade nasce do fato de não se deixar acomodar na zona de conforto, muitas vezes os elogios nos dão a tendência de acomodação, assim nos iludimos sobre a não necessidade de melhorarmos estes pontos);
* Concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes para atingir os resultados; e
* Tomar decisões eficazes.

Nosso grande desafio nesta prática nasce da aparente simplicidade destas práticas, pois com certeza ela é ilusória, estas práticas são muito mais complexas do que imaginamos, assim Peter Drucker brilhantemente as ressalta como práticas complexas.

O gerenciamento do tempo e a capacidade de concentração dos esforços nas tarefas mais importantes para atingir os resultados, são os dois princípios fundamentais da eficácia. O tempo é o nosso recurso mais limitante, é fundamental identificarmos, onde nosso tempo esta sendo aplicado e priorizar as atividades pelo grau de relevância eliminando o que Peter Drucker chama de ladrões de tempo.

Lembrem-se desenvolver um hábito não é fácil, ele requer repetição, pois um hábito bem consolidado nada mais é que um reflexo condicionado, não subestime estes cinco passos e dedique-se na repetição dos mesmos, o mercado de trabalho necessita de profissionais que se propõe a desenvolvê-los e assim tornam-se eficazes. Aprenda a ser eficaz a decisão é sua!

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: