segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Teoria & Atitude

Nesta semana sugiro a seguinte reflexão:

Por mais incrível que possa parecer, dentro das organizações hoje em dia existem supervisores, gerentes e até diretores que tem medo de perder sua posição, chefes que quando tem um funcionário que o questiona e sempre apresenta alternativas de soluções aos problemas, ao invés de valorizá-lo se sentem ameaçados por eles e alguns chegam ao absurdo de demiti-los.

Esta reflexão tem o objetivo de alertar o sério e grave erro que esta postura provoca na organização, pois isso mostra insegurança e despreparo da liderança, um líder deve entender que seu trabalho é servir, e servir é fazer com que seus subordinados cresçam, porém esse despreparo e essa insegurança deixam este “líder” com medo de perder sua posição e assim ele elimina qualquer ameaça. Na verdade dentro deste contexto a grande ameaça a organização é este próprio líder.

Lideres de sucesso procuram ser eficazes! Eles não temem os pontos fortes de outras pessoas. Andrew Carnegie desejava que fosse gravado na lápide de seu túmulo: “aqui jaz um homem que sabia como colocar a seu serviço homens mais capazes do que ele próprio.”

É importante salientar que a maioria dos líderes que tem esta postura insegura e tem medo de perder o controle e ser substituído não admite, no entanto esta postura está diretamente ligada à falta de autoconfiança e ao medo de perder a posição, assim é importante lembrar que:

“Muitos na teoria são maravilhosos, porém o que influencia as pessoas não é o quanto estudamos e sabemos e sim a qualidade de nossas atitudes, ou seja, o que fazemos! Você age conforme a teoria sugere para um bom Líder?”

Concluindo esta reflexão, não gostaria de passar a idéia que este texto é um recado direto aos chefes, não nos esqueçamos que dentro de nossa “VOCÊ S.A.” todos lideramos, todos temos nossa imagem, somos responsáveis por nossas atitudes e pela influência que elas irão causar no meio em que vivemos. Estas atitudes é que vão contribuir ou não, para um melhor ambiente de trabalho dentro da organização, bem como para o nosso próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: