segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A clareza da comunicação traz resultados!

Ola! Tudo bem? Nesta semana proponho a seguinte reflexão:
Será que temos clareza no processo de comunicação? Vocês já observaram o fato de que tudo o que entendemos nos interessa mais do que as coisas e assuntos que não entendemos? Pensando desta maneira faz sentido pensar que quanto mais claros forem os objetivos individuais e coletivos em nossa empresa melhor serão os resultados, não faz sentido?

Muitas vezes, nem queremos nos aprofundar em determinados assuntos, pois, por não entendê-los, não nos desperta o mínimo interesse e às vezes nos parece muito complexo e buscamos alternativas, porém quando isso acontece com uma pessoa, provavelmente ela está perdendo a oportunidade de analisar e interpretar novas maneiras de percepção das coisas, isso significa falta de crescimento profissional em termos de visão global para tomadas de decisão, desta maneira podemos visualizar o impacto negativo que a falta de comunicação clara pode gerar dentro de uma equipe de trabalho, imagine o desperdício de energia.

Analisando a posição individual de cada componente de uma organização, esta falta de clareza com certeza irá atrapalhar o atendimento dos objetivos de crescimento pessoal e profissional, bem como poderá gerar dentro do ambiente de trabalho um clima ruim, com possíveis atritos e conflitos, por pura falta de entendimento e clareza dos objetivos de cada um.

Outro aspecto fundamental para o bom ambiente de trabalho é o entendimento coletivo da importância que cada membro da equipe de trabalho tem ao outro dentro do contexto organização.

Assim devemos estar atentos as seguintes perguntas:

Nas equipes de trabalho todos tem clareza sobre o que devem realizar em suas atividades?
Todos sabem da importância de seu trabalho e do valor que cada um tem dentro da área que atua e consequentemente dentro da organização?
Devemos ter muito cuidado, pois esta falta de clareza pode gerar medo e desconfiança entre os funcionários e entre funcionário e chefe e gerar uma competição entre as áreas da organização.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: