segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Não carregue a infelicidade

Nesta semana sugiro uma reflexão sobre o significado que damos às coisas, pois cada pessoa vê a partir de seu ponto de vista e interpreta um fato com sua leitura pessoal, desta maneira reforçamos a idéia que o importante não é o que acontece e sim como as pessoas interpretam os acontecimentos, infelizmente muitos estão preparados para interpretar sempre pela óptica critica da destruição e não pela óptica da construção de valores e aprendizado.

Esta semana recebi pela internet um texto de um amigo, intitulada “A pessoa errada”, neste texto a proposta de reflexão era a respeito de que procuramos as pessoas certas (que concordem com a gente, ou seja, que não nos de trabalho e preocupação), no entanto ele mostra que a pessoas certas muitas vezes são as pessoas erradas (aquelas que não aceitam tudo o que falamos e que nos fazem ser humildes, possibilitando que reconheçamos também nas outras pessoas a força e a solução para encarar as dificuldades).

“Dois monges estavam atravessando um rio quando encontraram uma mulher bonita que também desejava atravessá-lo, mas estava com muito medo. Um deles, então, resolveu carregá-la até a outra Margem. O outro monge ficou indignado com o colega, pois o mesmo quebrou uma regra de nunca tocar no corpo de uma mulher. Porém não disse nada. Horas depois da travessia, quase chegando ao mosteiro, o monge contrariado, finalmente disse ao primeiro: - Olhe, terei de falar ao mestre sobre seu comportamento proibido. – Do que você esta falando perguntou o primeiro. – Ora do seu comportamento. Você esqueceu que tocou naquela mulher e a carregou nos braços? O primeiro monge riu e calmamente replicou: - Sim, eu a carreguei. Mas a deixei lá na outra margem a muitos quilômetros atrás. Você, ao contrário, a está carregando até aqui.”

Faça esta reflexão. Você pode estar carregando consigo uma carga de infelicidade sem necessidade, muitas vezes nos apegamos a detalhes insignificantes que nos tornam amargurados, cheios de magoas e ressentimentos. Dentro da empresa busque deixar o ambiente mais leve, seja aberto e sincero com as pessoas, sempre que preciso fale com elas e nunca fale delas. Grandes conflitos muitas vezes são causados por coisas irrelevantes, porem à principal e fundamental falha é a falta de maturidade de resolver as diferenças com as pessoas, aceitar que elas existem e pontuar de maneira clara e objetiva.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: