terça-feira, 16 de novembro de 2010

Permitindo a Mudança e o Crescimento

Nesta semana sugiro uma reflexão sobre a nossa real capacidade de recomeçar, ou seja, de encarar o insucesso, porque muitas vezes vivemos o fim e não nos damos o direito de reconstruir e viver?

Como já citado em mensagens anteriores devemos aprender a aprender com os insucessos, os desafios e fracasso nos fazem crescer e repensar.

Porque é tão difícil admitirmos o erro, que nós erramos e que falhamos, sem isso não teremos consciência e a maturidade suficiente para buscarmos os acertos necessários para fortalecer estes nossos pontos fracos. Porém para que isso aconteça é fundamental que tenhamos a humildade de reconhecer estes pontos fracos.

Na missa deste final de semana meu pároco e amigo padre Itamar, durante sua reflexão relembrou uma passagem da vida de Gandhi, onde Gandhi ao descobrir que o filho havia mentido para ele disse a seu filho: - filho vá de carro que eu preciso ir a pé para refletir onde foi que eu errei para que você mentisse para mim. Isso é reconhecer o erro, nós temos uma tendência de justificar os erros e de culpar outros pelas falhas e não buscamos saber como podemos melhorar nossas atitudes perante estes desafios.

Crescimento significa maturidade, e desenvolver maturidade, é se desenvolver em busca do aprender, nós devemos compreender que vivemos para aprender e não para nos justificar, culpando e ameaçando a quem está a nossa volta.

“vivemos como ilhotas sem viagens nem pontes, olhar rápido e superficial, o julgamento à mão como um lenço de papel... Não admira que a gente sinta medo; solidão; raiva mesmo que imprecisa, nem sabemos do quê e de quem; susto; desespero; pressa em criticar para não ser criticado. Atacamos antes que nos ataquem, como se o outro fosse uma ameaça, não possibilidade de encontro e descoberta, e até de alegria. Não precisávamos ser anjos, mas um pouco mais humanos, isso sim.” (Lya Luft)

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: