segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ser útil é verdadeiramente SER! A alegria em servir.

Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre nossa postura perante nossa equipe de trabalho, nossa família em geral nossa sociedade. Será que nos permitimos participar? Porque muitas vezes nos afastamos e temos medo de nos expor e com isso não compartilhamos e contribuímos com o que temos de melhor? Para esta reflexão sugiro:

Parábola do Potes (Autor Desconhecido)

Dois grandes e belos potes, num canto do quintal, falavam entre si:
- Ah, que tédio! Que vida! Viver aqui, exposto a tudo – sol, vento chuva, calor... Por mais que me proteja, como sobreviverei? Aqui, estou perfeitamente tampado, lacrado, para me proteger, e ainda assim me sinto ameaçado, vazio. Não vejo graça em estar aqui.
Tranquilamente retrucava o outro pote
- Veja, eu me encontro aqui, aberto, nada me protege a boca, ou melhor, o meu interior. Cai a chuva, eu a recebo. Vem o vento, eu o sinto bem dentro de mim. Vem o sol e me leva as gotinhas que retornam para o céu. E nem por isso me sinto ameaçado...
- Ora, grande vantagem! Seu interior não guarda mais a cor original como o meu, sua cor é cada vez mais diferente. Você não é mais o mesmo...
- Sim, e isso me alegra! O meu interior transforma-se a cada dia, à medida que novas coisas me penetram. Posso sentir cada criatura que me visita e cada uma delas deixa algo de si para mim, assim como deixo para elas, pouco a pouco, a minha cor.
- É, mas você não tem mais paz, a todo instante você é solicitado, carregam você todo dia para levar água, ao passo que eu permaneço no meu lugar. Ninguém me incomoda; quando se aproximam, ja sei que é você que eles querem.
- Sim, se me solicitam é porque tenho algo a dar, e o que eu dou não é diferente do que você pode dar.
- Não sei... Se continuar assim, brevemente você será um pote quebrado, gasto, e então, de que adiantará tudo isso?
- Creio que se me desgasto a cada dia é para ser possível levar vida a outros seres. Vejo que o mais importante não é ser um pote intacto tal como fui feito, mas um pote de valor como estou me tornando. Se vou durar pouco tempo, isso não importa; se o pouco que eu viver tiver sentido, trouxer-me alegrias e fizer-me sentir cada vez mais o que é ser pote, isso me basta...
Ja era tarde, quando os dois cansaram de falar. O pote aberto, sentindo-se cansado, logo adormeceu, o que não foi possível para o outro pote; ele não conseguia dormir e vinha a sua mente: (...) Transformar o interior... Paz... Deixar-se encher... Deixar algo de si... Ser pote... Desintalar-se... Ser feliz... Ser útil... Levar alegria!
Na manhã seguinte, enquanto um pote acordava, o outro dormia, porque fora grande seu esforço para tirar a tampa que o acompanhara por tanto tempo.

Será que em várias situações não agimos como o pote tampado para se sentir protegido? Retire sua Tampa.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
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segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Que o Mercado de Trabalho Busca nos Funcionários?

Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre as mudanças drásticas das exigências do mercado de trabalho atual, a empregabilidade, ou seja, a capacidade e as habilidades que um profissional deve desenvolver para estar adaptado ao mercado de trabalho atual são muito diferentes de alguns anos atrás.

É notória a falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, muitos querem um emprego apenas como um salário no final do mês, mas poucos buscam um trabalho como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, pois não entendem que viver é trabalhar, e que trabalho não é castigo, mas sim uma oportunidade de realização não só profissional, mas também pessoal. Nós somos o que nós fazemos! Pense nisso.

Assim destacamos algumas das principais caracteríticas profissionais que o mercado de trabalho busca:


* Autoconhecimento, o medo é o sentimento mais limitante que existe, e, se quisermos nos desenvolver como profissionais e seres humanos, precisamos reconhece-los e supera-los. Parafraseando o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo: “O medo de perder, tira a vontade de vencer”.
* Adpatabilidade, capacidade em estar apto a realização das tarefas e suprir as exigências do mercado de trabalho, assim se busca profissionais que sabem o que querem e se desenvolvem no constante processo do aprender, crescer e mudar dentro do contexto da necessidade do trabalho em equipe.
* Resiliência, derivada da Física, ela significa a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos a um grande esforço, voltando ao seu estado original sem qualquer deformação. Esta característica é fundamental pois no mundo atual o profisional tem que se adaptar ao trabalho sobre pressão a cada dia com prazos mais curtos. Neste ponto se destaca a importância da Inteligência Emocional, ou seja, a capacidade de agir com a razão e não com a emoção.
* Aprendizado Contínuo, essa é a base do desenvolvimento de toda e qualquer organização , a necessidade da melhoria contínua. “Ou estamos verdes e crescendo ou maduros e aprodrecendo” (James Hunter).
* Boa comunicação, o processo de comunicação mudou! Se eu falei e você nao entendeu, o errado sou eu, pois não importa o que eu falo e sim como as pessoas entendem e interpretam o que eu falei.


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
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terça-feira, 18 de maio de 2010

Atitude e Habilidade

Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre as diferenças entre Atitude e Habilidade destacando a importância de desenvolvermos as duas simultaneamente em nós e em nossa equipe de trabalho.

É fundamental percebermos que a habilidade é a aptidão para desenvolvermos a tarefa e a atitude é a disposição para fazer esta tarefa, é por isso que temos que utilizar as duas, assim verificamos que não adianta realizar uma tarefa sem saber como deve ser feita a mesma, por outro lado não adianta saber fazer se não nos empenhamos para fazê-la e ao invés de realizá-la ficamos achando obstácutos e criando desculpas para não fazê-la.

Veja com o exemplo da criança, a criança tem muito mais atitude do que habilidade quando ela quer andar, assim devemos lembrar que o fato de ter atitude desenvolve a habilidade. Porém habilidade sem atitude é complicada, é claro que você tem que ter as duas, no entanto a principal é a atitude, e o mais interessante é que ter a atitude muitas vezes não se aprende na escola, já pensaram nisso?

Os treinamentos de empresa eles desenvolvem sua habilidade e não sua atitude, a atitude vem da disposição de cada um de nós, e líderes são feitos de atitudes e exemplos de liderança.

Por exemplo: - Se você chega num hotel e é friamente ou rispidamente atendido na recepção, pode ter certeza, o gerente do hotel trata as pessoas e seus funcionários, de maneira fria e rispida, ou seja, os funcionários de uma empresa repetem as atitudes e comportamentos de suas chefias. Acredite!

Assim é através do exemplo e das pequenas atitudes e comportamentos que emitimos no dia-a-dia, que nós passamos a visão e os valores de nossa empresa aos nossos funcionários e é assim também que develvomeos a autoridade sobre a equipe e conquistamos o respeito das pessoas, lembre-se:


“O que você faz fala tão alto que o que você fala ninguem escuta”.


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!




Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
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segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Lição do Eco

Nesta semana, sugiro que façamos uma reflexão sobre a qualidade de nossas ações e como elas retornam a nós mesmos em nossa vida cotidiana, assim proponho a leitura do texto abaixo:

Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas.
De repente seu filho cai, machuca-se e grita: - Aai!!!
Para sua surpresa, escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha: - Aaai!!!
Curioso, pergunta: - Quem é você?
Recebe como resposta: - Quem é você?
Contrariado, grita:- Seu covarde!
Escuta como resposta:- Seu covarde!
Olha para o pai e pergunta, aflito:- O que é isso?
O pai sorri e fala:- Meu filho, preste atenção!
Então o pai grita em direção à montanha: - Eu admiro você!
A voz responde:- Eu admiro você!
De novo, o homem grita:- Você é um campeão!
A voz responde:- Você é um campeão!
O menino fica espantado, não entende.
Então o pai explica:
As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade isso é a VIDA. Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz. Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração. Se você quer mais competência da sua equipe, desenvolva a sua competência. O mundo é somente a prova da nossa capacidade. Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela. (autor desconhecido)

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
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segunda-feira, 3 de maio de 2010

Habilidades da Liderança Servidora

Nesta semana, sugiro uma análise sobre nossas habilidades em liderar:


* Paciência; Gentileza; Humildade; Respeito; Capacidade de Perdoar;
* Honestidade; Comprometimento.


Analisando cada uma das características acima listas, sugiro uma reflexão sobre o quanto nos dedicamos a cada uma delas e o quanto damos importância e relevância para estas habilidades em nosso convívio diário.

Paciência, a ansiedade e a incapacidade de ouvir as pessoas podem nos tirar esta habilidade, assim devemos buscar a cada dia desenvolver a nossa capacidade de ouvir as pessoas, pois ela irá nos possibilitar entender o pensamento do outro e principalmente nos dá a chance de interagir e influenciar as outras pessoas.

Gentileza e Humildade, ser gentil nada mais é que a capacidade de tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados, no entanto a correria do dia a dia, acaba nos tirando esta característica fundamental nos relacionamentos, quanto à humildade a questão não é pensar menos de si, é apenas pensar menos sobre si mesmo.

Respeito como citado acima quando desenvolvemos a capacidade de ouvir as pessoas, desenvolvemos junto à capacidade de respeitar as pessoas, pois a maioria das pessoas se sente desrespeitadas quando não é ouvida, isso as faz se sentirem totalmente desvalorizadas.

Sobre a nossa capacidade de perdoar, observa-se que quando não perdoamos, guardamos junto de nós mágoas e ressentimentos, o fato de não perdoar pode alimentar o sentimento de ódio e de vingança, o que faz que vivamos a espera de uma oportunidade para retribuir o mal que nos fizeram.

“o perdão é a mãe das virtudes e é um atributo dos fortes”
(Gandhi)

Honestidade e comprometimento, estas duas habilidades vem do caráter, neste ponto salientamos que liderança é a capacidade de influenciar pela força do caráter, desta maneira a falta dele quebra todo princípio de liderança, pois é caracterizado pela falta de honestidade e comprometimento com as pessoas que estão ao nosso lado, ou seja, desrespeito pelo outro.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
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