segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mentes Brilhantes são Mentes Treinadas

Ola! Tudo bem com vocês? Nesta semana sugiro uma reflexão a respeito da importância do treinamento em tudo o que fazemos, desde as rotinas mais simples de nosso trabalho, até o desenvolvimento das competências mais desafiadoras no processo de tomada de decisão.
 
Fazendo a leitura do livro “Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas” de Augusto Cury o qual ganhei de presente recentemente de um amigo eu resolvi sugerir uma reflexão a respeito deste tema, pois notei como o autor enfatiza a questão de que devemos entender que uma mente brilhante não é privilégio de heróis nem de gênios, mas são as mentes que estão dispostas a serem treinadas. No mundo corporativo percebemos claramente que as pessoas dispostas a serem treinadas e que desenvolvem o atributo da vontade muitas vezes se superam e nos apresentam resultados surpreendentes.
 
As perguntas que intrigam são:
 
Será que estamos preparados para entender que o verdadeiro poder não é aquele que aprisiona e diminui as pessoas?
 
Por outro lado será que estamos preparados e treinados para perceber que a sabedoria da liderança esta em provocar a inteligência e promover as pessoas e não a si próprio?
 
A importância fundamental do treinamento está no fato que a mudança é a única certeza que temos para o nosso futuro, assim sábios são aqueles que têm consciência de quanto não sabem. Focar no que se sabe, resistir às mudanças, buscando ignorar a necessidade do constante processo em nossas vidas do aprender, crescer e mudar, é uma maneira muito eficaz e rápida de reduzir o sucesso profissional de qualquer carreira.
 
Cada ser humano é um mundo a ser descoberto, neste ponto enfatizo a importância em ouvir as pessoas e entender o ponto de vista de cada um para que possamos tomar a decisão mais adequada ao desenvolvimento das equipes e das organizações. Ouvir é uma técnica que podemos desenvolver com muito treinamento.
 
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
                                                                        Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

Nenhum comentário: