terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cuidado com o sentimento de estar sendo obrigado a fazer.

Nesta semana sugiro uma profunda reflexão sobre o porquê muitas vezes nós realizamos nossas tarefas do dia a dia por obrigação com o sentimento de ser obrigado a fazer aquela atividade?

Acredito que nosso trabalho nada mais é que nossa oportunidade de desenvolvimento da realização profissional, desta maneira os desafios do dia a dia e até mesmo atividades corriqueiras de nosso trabalho devem ser encaradas como oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional e não como obrigação.

Ao fazer algo com o sentimento de estarmos sendo obrigados, não o fazemos em plenitude, pois temos a sensação de que não queremos fazer o que estamos fazendo naquele momento e apenas somos obrigados, isso provoca a maior parte do mau humor presente no dia a dia de nossos ambientes de trabalho.

Se ao invés de encararmos como obrigação entendermos a beleza da gratuidade em nossas ações, faremos nossas atividades diárias com sentimento de estar servindo e ajudando as pessoas dentro do contexto de nosso ambiente de trabalho, com sentimento de gratidão pela oportunidade de estar ali.

É muito importante que entendamos o poder da gratuidade e da gratidão do estar a serviço, num processo constante de evolução como pessoa e como profissional. Liderar é servir e ninguém é verdadeiramente um líder se não entender que a grande motivação das pessoas esta em seu ambiente de trabalho, desta maneira quando se trabalha por obrigação o ambiente é ruim.

Assim quero salientar que são fundamentais e imprescindíveis dentro de uma organização as posturas e atitudes profissionais, onde cada um saiba sua Missão dentro da empresa e se temos em nossa empresa pessoas que pensam que sua Missão, ou seja, seu papel é estar ali para ganhar o dele no final do mês, esta organização esta fadada ao fracasso.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: