segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Equilíbrio!

Ola! Tudo bem? Nesta semana em nosso país vive a expectativa da maior festa popular nacional, ou seja, o Carnaval fica a sugestão de refletirmos sobre o equilíbrio em nossa vida pessoal, já pararam para pensar que o carnaval que é sinônimo de alegria e de folia, muitas vezes é mal interpretado e alguns confundem como uma época em que se pode de tudo?

Pois bem segue a sugestão para reflexão: “Equilíbrio”, hoje em dia a grande busca tanto no mercado de trabalho, quanto em nossa vida pessoal é o equilíbrio, ou seja, o discernimento para que possamos tomar decisões e fazer nossas escolhas de maneira sensata, objetiva e correta. Analisando a postura da sociedade em geral, podemos dizer que algumas pessoas “se acham” enquanto algumas “se escondem”.

Pensando nesta perspectiva, acredito que este é o grande segredo de nosso equilíbrio pessoal e de todo desenvolvimento de nosso relacionamento, algumas pessoas se analisam como boas de mais para aprender algo e se julgam soberanas, ou seja, senhores de si, muita gente confunde autoconfiança com arrogância, e este é um grande erro, pessoas arrogantes perdem a humildade e acreditam apenas no que elas dizem e pensam e com isso perdem a oportunidade de aprender, crescer e mudar.

Do outro lado desta gangorra, ou seja, desta falta de equilíbrio é comum encontrarmos pessoas, que realmente tem uma auto-estima muito baixa, e preferem viver a sombra a se arriscarem, literalmente se escondem, é triste ver quando alguém pensa menos sobre si mesmo, pesquisas mostram que muitas pessoas ficam fora do mercado de trabalho pela falta de confiança em si mesma.

Acredito que o segredo que buscamos é exatamente este equilíbrio, nem sermos soberanos e esnobes e nem sermos submissos e amedrontados, ninguém é tão bom que não tenha nada a aprender, alias sábio é aquele que percebe em cada um o seu valor e através das pessoas se constrói a cada dia, por outro lado ninguém é tão ruim que não tenha algo de maravilhoso dentro de si, é evidente que o medo de perder acaba tirando nossa vontade de vencer, a baixa auto-estima nos leva a acreditarmos que somos fracos e frágeis, lembrem todos nós somos filhos de Deus e Deus não faz lixo.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: