quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Eu reconheço as pessoas como verdadeiramente elas são?

Ola! Tudo bem com vocês? Nesta quarta feira de cinzas, o que para muito é o primeiro dia do ano em nosso país, pois é comum ouvirmos: “O ano só começa depois do carnaval, ou o Brasil só engrena depois do carnaval”, venho propor uma reflexão a respeito dos julgamentos e tomadas de decisões por aparências e fachadas, estamos na época propícia para falarmos de máscaras.

É comum no cotidiano das empresas e muitas vezes em nossas relações sociais, as pessoas não se mostrarem, por vários motivos, muitos que estão em nossa equipe de trabalho, por exemplo, as vezes não concordam das decisões no entanto não se opõem, lembrem-se o ser humano tem um grande medo de se expor.

Semana passada eu tive o privilégio de receber um texto de um amigo e ex-aluno do site www.reflexao.com.br que me fez pensar sobre este tema, este texto conta a história de um príncipe sucessor de um trono, o qual procura o mestre para ter o segredo de ser um grande administrador, ou seja, grande líder, assim o mestre pediu que ele fosse para uma floresta, e não retornasse antes de um ano e na volta relatasse todos os sons que ele teria conseguido ouvir. Desta maneira foi feito, um ano após o príncipe retornou e descreveu o som do canto dos cucos, o roçar das folhas, o alvoroço dos beija-flores, o zumbido das abelhas entre outros, quando terminou o mestre o enviou de volta a floresta para ouvir tudo mais o que fosse possível, e por longos dias e noites ele não conseguia escutar nada de diferente do que já havia escutado, até que em uma manhã ele começou a discernir sons vagos, diferentes de tudo que ouvira antes e quanto mais atenção prestava mais nítido se tornavam os sons. No seu retorno ele disse ao mestre que ouviu o inaudível, o som das flores se abrindo, do sol aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da manhã, ao ouvir suas palavras o mestre aprovou e disse: ouvir o inaudível é ter a disciplina necessária para se tornar um grande administrador (líder), pois só quando se aprende ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas, um administrador (líder) pode expirar confiança a seu povo, entender o que está erradoe atender as reais necessidades das pessoas.

Será que em nossas relações pessoais nós nos atentamos para importância do outro nesta relação? Por que muitas vezes nós pensamos apenas em nós mesmos? Com certeza esta falta de habilidade é que diferenciam as administrações das relações e conseqüentemente das organizações, determinando o sucesso para alguns e o fracasso para outros.

“Aquele dentre vós que quiser ser o líder tem que ser, antes, o servidor. Se quiser liderar, você tem que servir.” (Jesus Cristo)

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

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