segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aproveite o Lado Bom das Pessoas.

Olá tudo bem com vocês? Já estamos em plena Copa, assim neste espírito de competição e clima de união que toma conta das pessoas nessa época de Copa do Mundo, minha sugestão sobre nossa reflexão semanal é um dos principais desafios que as organizações enfrentam, pois atualmente com o alto nível de competição elas têm necessidade de trabalharem em equipes, assim a grande dificuldade neste ponto é obter a sinergia no trabalho destas equipes.

Este problema surge apenas e tão somente pela dificuldade que as pessoas encontram no relacionamento interpessoal na busca de objetivos em comum. Vocês já repararam como muitas vezes destacamos os defeitos uns dos outros, ficamos presos as essas observações negativas e não aproveitamos o lado bom das pessoas, ou seja, o que de melhor temos na equipe, é incrível como muitos líderes sequer conseguem notar o real potencial das pessoas.

Para auxiliar nesta nossa reflexão, segue o a Parabola do Açucar com Areia:

“Um sábio conversava com um jovem que reclamava muito dos colegas de trabalho e por isso não tinha amigos, assim o velho mestre percebendo que o jovem só enxergava mesmo o lado negativo das pessoas, pegou uma medida de açucar cristal e misturou-a a uma medida de areia, após este procedimento colocou esta mistura perto de um formigueiro. Assim que uma formiga percebeu a presença do açucar, em pouco tempo, fizeram uma fileira e o jovem supreso,percebeu que as formigas carregam apenas os grõas de açucar, desprezando os de areia. Percebendo o espanto do jovem disse o mestre: - Seja sábio como as formigas meu jovem e aproveite o lado bom das pessoas.”

Todas as manhãs nós temos a oportunidade de agradecer, por outro lado o hábito de reclamar muitas vezes nos faz esquecermos-nos de agradecer o que temos e enxergamos apenas o que queremos, assim também fazemos com as pessoas muitas vezes enxergamos nelas apenas os seus defeitos e o que nos incomoda, isso gera uma antipatia que nos impede de visualizarmos nelas o que elas têm de melhor.

Falando em hábito deixo uma dica: “esta semana troque o vício terrível que temos de reclamar e criticar a tudo e a todos, por elogiar e agradecer”. Elogie 05 pessoas por dia todos os dias, criem este hábito e como certeza você e as pessoas que o cercam terão uma semana bem diferente.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: