segunda-feira, 7 de junho de 2010

Não chores! Levante-se.

Olá tudo bem com vocês? É o tempo voa mesmo, já estamos na semana onde se comemora o dia dos namorados e no mês da Copa do Mundo. Nesta semana, mais uma vez, sugiro que façamos uma reflexão sobre nossa postura pessoal, analisando o título desta mensagem: “Não chores! Levante-se.”

Porque a maioria das pessoas opta por reclamar e se esconder, o economista Italiano Vilfredo Pareto, desenvolveu o conceito da eficiência ou ótimo de Pareto. A Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas, ou seja, 20% das pessoas são responsáveis por 80% do resultado e do sucesso de uma organização, e é até engraçado como esta lei se comprova em nosso dia a dia, ja perceberam de 80% das vezes que saimos de casa para um restaurante por exemplo vamos nos mesmos 20% de sempre, e quando abrimos o cardápio em 80% das vezes escolhemos os mesmo 20% dos pratos.

Para auxiliar nesta nossa reflexão, segue o texto Feliçar (Arthur da Távola) abaixo:

“Sou eu que faço você sofrer?
Ou é você que sofre por minha causa?
Ou, ainda, é você que sofre por sua própria causa?
Chegar a essa pergunta (leva anos e anos) e é essencial na relação do amor. A resposta demandará muito tempo, sofrimento e, em cada caso, será diferente. Mas, se encontrada, melhorará qualquer relação. Ou constatará seu término.
Proponho como exercício, uma atitude de troca. Onde se lê sofrer, leia-se feliçar (eu feliço, tu feliças, ele feliça, nós feliçamos, vós feliçais, eles feliçam). Por que felicidade não tem verbo? A pergunta, então ficaria: Sou eu que faço você feliz, ou é você que feliça por mina causa? Curiosa e masoquista a vida. O verbo sofrer é complicado. Feliçar é simples. Por que a gente prefere conjugar o sofrer?”

Enquanto choramos e reclamamos, ou seja, mergulhamos em nossas lamúrias, só enxergamos os problemas e os motivos pelos quais somos realmente sofredores, infelizes e incapazes, parem de conjugar o verbo sofrer, conjugue o verbo feliçar e entenda que a dor e os obstáculos fazem parte da realização, pois é em nossa realização que habita a verdadeira felicidade, assim fica a sugestão: Não chores! Levanta-se, pois os que choram se sentem inferiores e assim rastejam, se coloque em pé e viva cada segundo de sua vida como uma grande oportunidade, como um grande milagre que jamais será repetido.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: